Cemig cria programa de energia solar por assinatura no Sul de Minas
O país vive sua pior crise hídrica dos últimos 91 anos. Além de evitarem o desperdício de energia, os consumidores podem contar com mais uma alternativa para reduzir o impacto das bandeiras vermelhas e aliviar a conta de luz: a energia solar.
Em Minas Gerais, mais de 4 mil clientes, sendo pessoas físicas e jurídicas, já aderiram ao sistema energia solar por assinatura da Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig que atua no mercado fotovoltaico. Somada à adoção de uma postura mais sustentável e de uma energia mais limpa, os clientes garantem até 18% de economia para empresas, residências ou condomínios. Apenas neste ano, esses clientes já economizaram R$ 15 milhões na conta de luz e reduziram 14.000 toneladas de CO₂.
“O segmento de geração distribuída, ou energia solar por assinatura, proporciona significativa redução na tarifa de energia elétrica e ainda minimiza os impactos da crise hídrica, ao utilizar a luz solar, um recurso natural. Outro benefício dessa modalidade é que não são necessárias obras e instalações, portanto, o cliente não precisa fazer qualquer investimento para a contratação do serviço”, afirma Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM.
Como aderir
Os clientes atendidos em baixa tensão como empresas, restaurantes, condomínios, padarias, hotéis, farmácias, postos de gasolina, hospitais, residências – inclusive apartamentos, dentre outros estão aptos a migrarem gratuitamente para o modelo de energia solar por assinatura.
A energia da Cemig SIM, é gerada remotamente, em áreas com radiação solar mais favorável, em Minas Gerais, e chega pela rede da distribuidora, porém, com menor custo. Os interessados podem simular e aderir aos planos oferecidos de forma totalmente digital, por meio do site www.cemigsim.com.br.
Usinas fotovoltaicas
A Cemig SIM também atua no mercado de construção de usinas para empresas e residências. Nessa modalidade, são realizados o planejamento e a construção de usina fotovoltaicas em telhados, por exemplo, gerando uma economia média de até 95% na conta de luz.
Fonte: Agência Minas