• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Quase 60% dos municípios de MG estão sem internações por Covid

Redação27 de setembro de 20214min0
foto_principal_da_noticia_Especial_Saúde_Coronavírus
Esse é um dos dados apresentados no mais recente levantamento da Confederação Nacional de Municípios. Dessa vez, 448 prefeituras de Minas foram consultadas

O avanço da vacinação entre a população adulta continua gerando resultados positivos em Minas Gerais. De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a maioria das cidades mineiras não registrou qualquer internação por Covid em meados deste mês.

Nesta 26ª etapa da pesquisa, que é feita periodicamente pela entidade, 448 municípios mineiros responderam a questões sobre a situação epidemiológica e 59,6% deles disseram não ter tido hospitalização por causa do coronavírus entre os dias 13 e 19 deste mês. Entre essas cidades, 334 não registraram mortes pela doença nesse período.

Trinta e sete cidades, porém, disseram que houve aumento nas internações por causa da doença (8,3%), enquanto 69 municípios (15,4%) afirmaram que a situação se manteve estável. Outras 66 prefeituras confirmaram uma redução no número de pessoas hospitalizadas por causa da Covid.

A maioria dos municípios que responderam à pesquisa afirmou ainda estar no processo de vacinação de jovens adultos – 67,9% disseram que estão imunizando moradores na faixa etária de 18 a 24 anos. Já 30,8% afirmaram que estão imunizando adolescentes com comorbidades.

Metade dos municípios que participaram dessa etapa da pesquisa respondeu que já está aplicando a dose de reforço na população idosa. Dos que disseram “não”, 188 afirmaram que já estão preparados para dar início a essa nova fase da imunização contra a Covid, voltada primeiramente para pessoas com mais de 70 anos.

A pesquisa também verificou se os municípios estão com falta de vacinas. Entre os 448 municípios, 78 disseram que “sim” e, dentre eles, 61 afirmaram que estavam sem AstraZeneca para a aplicação da segunda dose.

O questionário também abordou a adoção de algum tipo de “passaporte da vacina”. Trinta municípios mineiros responderam “sim” ao serem questionados se já foi editado algum decreto ou algo similar para a obrigatoriedade da vacinação para que se possa frequentar lugares coletivos públicos.

Segundo a CNM, realiza semanalmente pesquisas junto aos prefeitos para acompanhar os temas e os assuntos que mais preocupam os entes locais em relação ao enfrentamento da pandemia. O período de coleta dos dados para a 26ª edição foi de 20 a 23 de setembro, sendo ouvidos 2.461 gestores em todo o país, o que representa 44,2% dos municípios brasileiros.

De acordo com o painel do coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), atualmente há 619 pessoas em Minas internadas na UTI da rede pública por causa da Covid -22% de ocupação das vagas exclusivas de terapia intensiva para quem tem a doença.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *