• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Laboratório da Epamig realiza testes gratuitos relacionados a carrapatos

Redação20 de outubro de 20215min0
Rebanho_bovino._Foto_Divulgação_EPAMIG
Objetivo da testagem é determinar eficácia de produtos comerciais em diferentes propriedades

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) disponibiliza um serviço gratuito no Campo Experimental de Prudente de Morais, na região Central: o laboratório de parasitologia para testes de eficácia carrapaticida.

A notícia agrada a produtores, pois pode ajudar no manejo do rebanho, considerando-se que é grande a lista de danos causados por carrapatos comuns.

Entre os prejuízos estão a diminuição da produção leiteira, do ganho de peso e da fertilidade dos animais; aumento dos gastos com a prevenção e com o tratamento de doenças; e a perda de animais e a desvalorização do couro, que embora não seja remunerado pela qualidade, prejudica as indústrias e aumenta o preço do produto final. Há, ainda, outros prejuízos como aumento nos gastos com mão-de-obra, equipamentos, serviços e produtos específicos para o controle dos carrapatos.

A Epamig, que realiza uma série de pesquisas sobre controle de carrapatos e verminoses de bovinos, disponibiliza alguns serviços gratuitos no laboratório de Prudente de Morais, entre eles o teste carrapaticida. O objetivo do teste é determinar a eficácia de produtos comerciais contra os carrapatos de uma propriedade específica, uma vez que não há garantias de que um produto que funciona em uma população vai funcionar em outra.

Prática

O produtor interessado no teste deve coletar de 150 a 250 fêmeas ingurgitadas, grandes, gordas e completamente cheias, conhecidas como mamonas ou jabuticabas. Esses carrapatos devem ser coletados de preferência no início da manhã, colocados em caixa de papelão limpa e seca, e levados para o laboratório em um prazo de 24 horas.

A caixa não pode ser de um produto carrapaticida ou inseticida. Além disso, é necessário vedar as bordas da caixa com uma fita adesiva, para evitar que os carrapatos fujam, e fazer alguns furos com agulha em um dos lados da caixa, para permitir a entrada de ar.

“É fundamental que os bovinos de onde serão retirados os carrapatos não tenham tido contato com produtos carrapaticidas por pelo menos 30 dias, no caso de banho ou “pour on”; e 45 dias no caso de produtos injetáveis, como as ivermectinas. A prática de deixar dois ou três animais sem tratar, para coletar os carrapatos necessários, é interessante, uma vez que não precisam ser colhidos em todo o rebanho”, explica o pesquisador Daniel Sobreiras.

Os testes carrapaticidas demandam tempo e trabalho de profissionais especializados. São necessários, aproximadamente, 40 dias para obter o resultado de um teste. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 97102-1541. A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Atenção

Segundo o pesquisador da Epamig, Daniel Rodrigues, falhas na utilização de produtos e métodos de controle são os principais fatores responsáveis por acelerar o desenvolvimento de resistência aos produtos carrapaticidas.

“A situação atual é preocupante, pois os institutos de pesquisa e as indústrias não desenvolvem novos princípios ativos na mesma velocidade em que os carrapatos adquirem resistência. Esse processo é lento. A falta de perspectiva de desenvolvimento de novos princípios ativos em curto prazo é um fato e indica que os produtores terão que trabalhar com os grupos disponíveis no mercado ainda por um bom tempo”, enfatiza Daniel.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *