• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Astrazeneca em falta em 93 cidades de MG

Redação9 de novembro de 20213min0
Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não divulgou os nomes dos municípios que estão sem o imunizante

O Governo de Minas confirmou nesta segunda-feira (8/11) que 93 municípios mineiros estão em falta da vacina Astrazeneca. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ainda não é possível divulgar o nome das cidades nem o tempo de atraso em cada uma delas.

A SES-MG informou que já solicitou ao Ministério da Saúde um quantitativo extra para atendimento das demandas dos municípios e aguarda retorno. A última remessa da Astrazeneca que chegou ao estado foi no dia 28 de outubro.

De acordo com o órgão estadual, foi enviado a 853 municípios um formulário para que os gestores pudessem manifestar a necessidade da vacina contra a COVID-19 do laboratório da Astrazeneca.

Dos 853 municípios, 711 manifestaram a necessidade de doses do referido imunizante para completar o esquema de vacinação dose 2. DOs que manifestaram necessidade de doses da Astrazeneca para a D2, 618 já foram atendidos com a totalidade solicitada.

A SES-MG solicitou doses ao Ministério da Saúde para atender 93 municípios e aguarda a disponibilidade das doses por parte do órgão federal.

A secretaria também tentou tranquilizar as pessoas que iniciaram a imunização com a vacina da AstraZeneca: “Em situações de exceção, quando não for possível administrar a segunda dose com uma vacina do mesmo fabricante, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquele imunizante no país, poderá ser administrada uma vacina contra COVID-19 de outro laboratório”.

“Casos que são considerados exceção são o de mulheres que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca e que estejam gestantes ou no puerpério (até 45 dias pós-parto) no momento de receber a segunda dose da vacina. Nestas situações, deverá ser ofertada, preferencialmente, a vacina Pfizer. Caso este imunizante não esteja disponível na localidade, poderá ser utilizada a vacina Sinovac/Butantan”, acrescenta trecho da nota encaminhada pela SES-MG.

A Secretaria ressalta que indivíduos que porventura venham a ser vacinados de maneira indevida com duas vacinas diferentes (intercambialidade) deverão ser notificados como um erro de imunização no e-SUS Notifica ( https://notifica.saude.gov.br ) e serem acompanhados com relação ao desenvolvimento de eventos adversos e falhas vacinais.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *