• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Parceria entre sistema prisional e Instituto Federal Sul de Minas capacitará 984 presos

Redação16 de dezembro de 20213min0
parceria_ifsulde_minas_depen_(1)
Cursos buscam ressocializar e reinserir no mercado de trabalho detentos das unidades prisionais de Minas Gerais

Uma parceria firmada entre a Diretoria de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) busca dar um novo destino à vida de 984 detentos que cumprem pena nas unidades prisionais e nas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). O objetivo é garantir acesso a cursos de fácil empregabilidade, para que essas pessoas saiam da prisão com uma nova profissão.

Ao todo, a parceria prevê nove formações para 55 turmas, de 10 a 20 alunos, em todas as regiões do estado. O instituto é responsável por ministrar as aulas e emitir a certificação aos detentos.

“A disponibilidade de cursos profissionalizantes pelo IF Sul de Minas possibilita aos custodiados o aprendizado de uma nova profissão, que lhes dará um certificado para que, ao saírem do cárcere, possam mudar de vida e serem protagonistas de sua própria história”, destaca a diretora de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Regina Duarte.

Cinco turmas começaram as aulas agora em dezembro. Os cursos oferecidos são de  Almoxarife, no Presídio de Uberlândia I; Vendedor, na Penitenciária de Belo Horizonte I; Assistente Administrativo, no Centro de Ressocialização de Ribeirão das Neves e na Apac de Pouso Alegre II; e Pedreiro de Alvenaria, na Apac de Januária. Cada formação tem duração média de dez semanas, e a previsão é que as primeiras turmas concluam a capacitação no fim de abril de 2022.

As 50 turmas restantes iniciam as aulas em fevereiro. Além das formações citadas, há também as opções de curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Microempreendedor Individual, Padeiro, Pintor de Obras Imobiliárias e Garçom. As capacitações foram escolhidas pelas próprias unidades prisionais participantes, de acordo com a demanda dos detentos.

Para participar do curso, o custodiado deve estar matriculado e frequentar as aulas de educação básica, ensino fundamental ou médio. O recurso investido vem do Ministério da Educação e deve ser executado até 2022.

Clique aqui e confira a lista de unidades prisionais contempladas.

Fonte: Governo de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *