• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Fiocruz inicia processo para fabricação de vacina 100% nacional contra Covid-19

Redação14 de janeiro de 20222min0
vacina-1239174222
Ingrediente nacional é suficiente para produção de 21 milhões de doses do imunizante e começa a ser descongelado nesta sexta-feira (14)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inicia nesta sexta-feira (14) o processo de transferência do primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para a produção de vacina 100% brasileira contra a Covid-19. O insumo, essencial para a produção do imunizante, será transferido da área de armazenagem para a área de formulação.

Nessa etapa, será feito o descongelamento do ingrediente para que seja dado início ao processamento final das vacinas, que terá as fases de formulação, envase, revisão, rotulagem, embalagem e controle de qualidade. As etapas já são adotadas para a entrega da vacina com o IFA importado da biofarmacêutica AstraZeneca.

Com o descongelamento do IFA, a expectativa é que as primeiras doses da vacina brasileira fabricada pela Fiocruz sejam entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, para posterior distribuição aos estados e municípios.

O insumo nacional recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira (7). Após os estudos de comparabilidade, foi comprovado que a matéria-prima produzida no Brasil tem o mesmo desempenho que a vacina importada.

Desde julho de 2021, antes do aval da Anvisa, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-manguinhos) produz o insumo nacional. Com isso, há em estoque material suficiente para produzir mais de 21 milhões de doses de vacina. O ingrediente está armazenado em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.

A Fiocruz deve entregar ao Ministério da Saúde 120 milhões de doses do imunizante até o final deste ano. Do total, 60 milhões devem ser produzidas com o IFA nacional e o restante, com insumo importado. A produção e o envase com os dois materiais vão ser feitos de forma intercalada.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *