Covid: MG tem 54 mil casos a mais em janeiro do que no último trimestre de 2020
Só nos primeiros 17 dias de janeiro, Minas Gerais já soma 54.639 casos de Covid-19 a mais que o total dos três últimos meses de 2020. É o que mostra o comparativo entre os boletins da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Até esta segunda-feira (17/1), o estado soma 138.246 diagnósticos da doença. Esse número supera com folga os 83.607 casos computados em outubro, novembro e dezembro do ano passado. A informação foi veiculada, inicialmente, pelo site G1 e confirmada por OTEMPO.
Em janeiro, Minas tem um média de 8.132 diagnósticos por dia, ou 338 a cada hora. Essa conta representa uma mediana de quase seis casos de Covid-19 por minuto no estado no primeiro mês de 2022.
A alta de casos provoca até mesmo escassez de testes em drogarias e laboratórios.
Vale lembrar que a variante ômicron do novo coronavírus circula no estado ao menos desde 21 de dezembro, quando foi identificada em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Essa cepa é considerada por especialistas muito mais transmissível que outras do coronavírus.
As aglomerações das festas de fim de ano e as viagens de férias também representam impacto nos dados de janeiro.
Além da Covid-19, o estado tem enfrentado um surto da gripe influenza. Isso porque a nova cepa H3N2, pela falta de anticorpos da população para combate-la, tem se espalhado de maneira considerável.
Diante deste cenário, autoridades se preocupam com o carnaval, comemorado entre o fim de fevereiro e o início de março. Muitas cidades já cancelaram suas festas, mas os eventos privados em ambientes fechados estão mantidos.
Fonte: O Tempo