• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Covid: MG tem 54 mil casos a mais em janeiro do que no último trimestre de 2020

Redação17 de janeiro de 20222min0
covid1-getty-images
Impacto das festas de fim de ano e da variante ômicron fizeram com que o Minas Gerais tivesse explosão de casos de infecção pelo novo coronavírus

Só nos primeiros 17 dias de janeiro, Minas Gerais já soma 54.639 casos de Covid-19 a mais que o total dos três últimos meses de 2020. É o que mostra o comparativo entre os boletins da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Até esta segunda-feira (17/1), o estado soma 138.246 diagnósticos da doença. Esse número supera com folga os 83.607 casos computados em outubro, novembro e dezembro do ano passado. A informação foi veiculada, inicialmente, pelo site G1 e confirmada por OTEMPO.

Em janeiro, Minas tem um média de 8.132 diagnósticos por dia, ou 338 a cada hora. Essa conta representa uma mediana de quase seis casos de Covid-19 por minuto no estado no primeiro mês de 2022.

A alta de casos provoca até mesmo escassez de testes em drogarias e laboratórios. 

Vale lembrar que a variante ômicron do novo coronavírus circula no estado ao menos desde 21 de dezembro, quando foi identificada em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Essa cepa é considerada por especialistas muito mais transmissível que outras do coronavírus.

As aglomerações das festas de fim de ano e as viagens de férias também representam impacto nos dados de janeiro.

Além da Covid-19, o estado tem enfrentado um surto da gripe influenza. Isso porque a nova cepa H3N2, pela falta de anticorpos da população para combate-la, tem se espalhado de maneira considerável.

Diante deste cenário, autoridades se preocupam com o carnaval, comemorado entre o fim de fevereiro e o início de março. Muitas cidades já cancelaram suas festas, mas os eventos privados em ambientes fechados estão mantidos.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *