• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Aulas na rede estadual de Minas só serão suspensas se 30% dos alunos tiverem covid

Redação31 de janeiro de 20223min0
aulas-mg28-01-2022_1
Até o ano passado, as turmas eram suspensas caso mais de um estudante testasse positivo para a doença; confira novas regras

Há pouco mais de uma semana para o início do calendário escolar na rede estadual de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulgou uma atualização do protocolo sanitário para a retomada das aulas presenciais.

Uma das principais alterações do plano é que, agora, as aulas de uma turma só serão suspensas caso ao menos 30% dos estudantes de uma sala tenham diagnóstico positivo para a covid-19. Antes, era necessária comprovação de mais de um caso para que a turma fosse suspensa. O afastamento é de cinco dias. Isso significa que, em uma sala de aula com 30 alunos, as aulas só serão suspensas pela direção escolar caso 10 estudantes estiverem com covid. Até o ano passado, se dois alunos tivessem testado positivo para a doença, as turmas eram suspensas.

Eventuais surtos serão investigados pelas secretarias municipais, que podem contar com apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas).

Outra mudança no protocolo é que, a partir de agora, não será mais necessário que as escolas estaduais façam escalonamento na entrada e saída dos alunos. No entanto, é recomendável que haja algum controle no fluxo para evitar aglomerações, principalmente na troca de turnos entre a manhã e a tarde.

Data de início

A SEE confirma que as aulas na rede estadual serão retomadas em 7 de fevereiro. A data gera divergência com a Prefeitura de Belo Horizonte, que determinou que todas as escolas sediadas na cidade iniciem o calendário escolar – para crianças de 5 a 11 anos – no dia 14 de fevereiro.

A justificativa da prefeitura para o adiamento é a baixa vacinação de crianças desta faixa etária. Com uma semana a mais e um número maior de doses de vacina chegando à capital mineira, a prefeitura acredita que a cobertura vacinal aumente neste período.

Vacinação

De acordo com o protocolo, 93,73% dos trabalhadores da educação de Minas Gerais já estavam completamente imunizados (com duas doses ou com dose única) em dezembro de 2021, o que equivale a 337.912 profissionais.

Já entre os 1.332.024 adolescentes de 12 a 17 anos no estado, 77,62% já receberam ao menos a primeira dose, e 39,80% estão com o esquema vacinal completo.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *