• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Higiene bucal: quais produtos são indicados para evitar placas bacterianas

Redação23 de fevereiro de 202210min0
jovem-sorridente-sentado-na-cadeira-do-dentista-enquanto-o-medico-examina-os-dentes_158595-7733
A saúde bucal é um aspecto muito delicado da vida humana.

A saúde bucal é um aspecto muito delicado da vida humana, pois diversos fatores podem afetar como ela se desenvolve com o passar do tempo. Problemas como cáries, placas bacterianas ou, inclusive, deficiência de cálcio podem acarretar em dores.

 

A placa bacteriana é um dos principais motivos que leva à busca por profissionais da odontologia, isto é, pois sua presença nos dentes pode significar duas coisas: algum problema no sistema geral de saúde, ou a má-higienização.

 

Desta forma existem produtos e cuidados que podem ajudar a prevenir o surgimento de tais problemas, além de tratamentos indolores criados para auxiliar a manter o sorriso mais bonito e bonito, sem gastar mais do que o orçamento permite.

 

Tendo um plano odonto empresarial garante que possam ser feitas visitas periódicas ao consultório odontológico, evitando a placa e outros mais empecilhos.

 

Quer saber mais? Confira abaixo.

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana, ou também chamada de placa dental por alguns profissionais e pacientes, é o nome dado à película quase incolor que se acumula sobre as dentições, principalmente no trecho entre a gengiva e os dentes em si.

 

Apesar de não ter uma cor forte, a textura é reconhecível, pois ela se difere do que sentimos ao passar a língua em dentes saudáveis e limpos, e em um coberto com a camada de placa bacteriana.

 

A sensação, para quem está com placa bacteriana, é a de estar constantemente com os dentes sujos, mesmo depois da escovação e não conseguindo ver diferença alguma na estética.

 

As bactérias que formam a placa bacteriana são resultado da fermentação do açúcar consumido durante  a alimentação. Essa substância muda o pH dental e acaba tornando possível o acesso de microrganismos na dentina, gerando cáries.

 

Caso a higienização seja feita de forma inapropriada – sem o uso do fio dental ou a escovação negligente – a placa bacteriana aumenta, possivelmente afetando língua e garganta, transformando-se no tártaro.

 

Falando de forma técnica, o tártaro é um acúmulo de placa bacteriana, principalmente após passar um tempo exacerbado em contato com a saliva.

 

É possível identificar a presença da placa bacteriana através de consultas periódicas com o dentista. Através de um plano dental empresarial, é possível assegurar que essas visitas aconteçam pelo menos uma vez a cada seis meses.

Como a placa bacteriana é removida dos dentes?

A remoção da placa bacteriana em si deve ser feita dentro de um consultório odontológico, pois o processo pede por uma limpeza mais aprofundada dos dentes, prevenindo também o surgimento do tártaro.

 

Contudo, é como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar.

 

É impossível remover todas as bactérias existentes na boca – principalmente por existirem bactérias boas também, das quais ajudam a regular órgãos e sistemas corporais. Ainda assim, deve-se impedir que os microrganismos ruins cresçam excessivamente.

 

Para isso, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usar o fio dental são indispensáveis. A utilização de enxaguante bucal sem álcool e evitar comer muitos alimentos ricos em açúcar e outros compostos saturados.

 

Para informações ainda mais aprofundadas e tratamentos para placa bacteriana e outros problemas, é prudente compreender como funciona o plano odontologico da empresa, assim tendo acesso aos mais modernos tratamentos odontológicos disponíveis.

Quais são os problemas causados pela placa bacteriana? 

Por ser um acúmulo de bactérias sobre a estrutura dental e gengival, a placa bacteriana acaba facilitando o acesso destes microrganismos à dentina, gerando diversos problemas para a saúde odontológica, como por exemplo:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Mau hálito.

 

Por ser uma questão de saúde, todos os problemas mencionados podem ser acompanhados de outros mais problemas, afetando inclusive a integridade física como um todo do paciente.

 

Dores nos dentes, geradas pelas cáries, podem também resultar em dores de cabeça insuportáveis, assim como o sangramento das gengivas gerada pela gengivite. Tudo isso pode acabar afetando a saúde do sistema cardiovascular ou estomacal.

 

Desta forma, realizar um convenio odontologico para mei pode auxiliar a prevenir tais problemas, pois permite que consultas com dentistas sejam feitas com maior frequência, sem precisar desembolsar valores absurdos.

Quais são os produtos que evitam as placas bacterianas?

Não existem produtos especificamente criados para evitar a placa bacteriana, pois ela é o resultado do acúmulo de bactérias na superfície dos dentes – o que pode acabar atingindo a dentina.

 

Sendo assim, o tratamento e prevenção da placa é o padrão para a maior parte dos problemas bucais:

  • Escova de dentes com cerdas macias;
  • Pasta de dente recomendada pelo dentista;
  • Uso de fio dental;
  • Enxaguante bucal sem álcool.

 

A higiene apropriada é a forma mais eficiente de prevenir quase todos os problemas bucais, com exceção daqueles que são hereditários. 

Através de uma rotina bem estabelecida de cuidados bucais, com plano odontologico para cnpj ou não, a placa bacteriana é um problema fácil de ser resolvido. Procure sempre profissionais de confiança e priorize a saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.


por Andreza Dutra

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *