• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Defesa Civil fará remoção das duas figueiras da Praça Pedro de Alcântara Magalhães nesta quarta-feira

Redação29 de março de 20224min0
AiSj9WZ
Foi agendado para o dia 30 de março de 2022, próxima quarta feira, a remoção das duas figueiras.

Após solicitação da Defesa Civil e posterior autorização do Conselho Municipal de Meio Ambiente para supressão das duas Figueiras (Ficus gomelleira) localizadas no interior da Praça Pedro de Alcântara Magalhães, o 1º Tenente Comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Guaxupé, agendou para o dia 30 de março de 2022, próxima quarta feira, a remoção dos indivíduos arbóreos.

Trata-se de uma praça arborizada no centro do Município, com grande circulação de pessoas. É imprescindível considerar a segurança dos cidadãos transeuntes. No dia 22 de novembro de 2021 a árvore de frente aos bancos da Praça, derrubou uma fuste (“tronco”) de diâmetro de aproximadamente 40 cm, que embora não tenha atingido nenhum cidadão, causou dano material no jardim.

No dia 12 de dezembro de 2021, mais uma fuste caiu no interior da área interditada pela Defesa Civil, oportunamente.

No dia 13 de dezembro, prontamente, o Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Guaxupé enviou equipe para remoção dos galhos que ofereciam risco imediato.

No dia 31 de janeiro de 2022 a outra figueira com o cerne do tronco principal apodrecido, acabou partindo-se, após longos dias de chuva. Mais uma vez, a equipe do o Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Guaxupé auxiliou na remoção dos galhos que ofereciam maior risco de queda.

Após reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (C.M.M.A), foi enviado ofício ao 1º Tenente Comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares de Guaxupé solicitando agendamento para remoção das duas árvores que comprometem a segurança dos pedestres no interior do jardim.

Embora seja uma espécie produtora de alimento para avifauna e fornecedora de boa sombra, não é indicada para praças e, por causa do grande porte e da fragilidade dos troncos é indicada para reflorestamento de áreas incultas e de paisagem rural. O projeto para arborização da Praça Pedro de Alcântara Magalhães será apresentado pelo Departamento de Obras e será contemplado com árvores nativas e frutíferas, que também servirão como compensação ambiental pela perda dos indivíduos arbóreos comprometidos.

O laudo técnico que caracteriza e justifica a supressão dos indivíduos, bem como o Documento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para esta ação, encontram-se no Departamento de Meio Ambiente do Município e qualquer cidadão que queira, pode fazer a consulta no local.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *