• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Circuito Mineiro de Fruticultura leva conhecimento a produtores rurais

Redação18 de abril de 20224min0
tangerina_ponkan_cortada
Evento conta com palestras e orientações sobre técnicas de plantio, manejo e combate a pragas será realizado na terça-feira (19/4)

Nesta terça-feira (19/4), o Circuito Mineiro de Fruticultura (Frutifica Minas) será realizado em Delfim Moreira, no Sul do estado. A partir das 13h, os participantes terão informações sobre o desenvolvimento da atividade, potencialidades da região e desafios para os produtores.

A primeira palestra será com Deny Sanábio, coordenador técnico estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Ele vai falar sobre o greening, que é a pior e mais destrutiva doença da fruticultura. Serão apresentados os sintomas da doença e as formas de prevenção e combate. Ainda na programação desta etapa do circuito, o engenheiro agrônomo Deny Sanábio ministra palestra sobre outras doenças e pragas que prejudicam a produção de frutas.

Raul Maria Cássia, coordenador técnico regional da Emater-MG em Pouso Alegre, levará aos produtores informações sobre manejo da nutrição e corretivos de solo para a citricultura. Ele também fará uma segunda palestra, sobre a Instrução Normativa 002/2018, da Anvisa e do Ministério da Agricultura, que trata sobre a rastreabilidade de produtos vegetais comercializados no Brasil.

Citricultura

Delfim Moreira está localizado no extremo sul de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, e faz divisa com São Paulo. De acordo com o extensionista da Emater-MG no município, Túlio César Meirelles, a produção rural está diversificada entre a agricultura, horticultura, fruticultura, extrativismo (pinhão) e pecuária.

Ele conta que os produtores do bairro do Morangal, uma das 42 comunidades rurais do município, se organizaram para investir na citricultura. “Atualmente, contamos com uma área de 46 hectares de área formada com tangerina Ponkan, com uma produtividade de 18 toneladas por hectare. Isso representa uma produção anual de aproximadamente 828 toneladas da fruta, que é comercializada em Minas Gerais e em São Paulo, gerando uma renda média de R$1,1 milhão por ano”, informa Túlio Meirelles.

Potencial

Minas Gerais apresenta condições de solo e clima para produzir frutas tropicais, subtropicais e temperadas e tem atualmente mais de 140 mil hectares de área plantada, com a produção anual aproximada de 4 milhões de toneladas, de acordo com dados da Emater-MG. O Estado ocupa o quarto lugar na produção nacional de frutas, com geração de cerca de 540 mil empregos diretos e indiretos.

O Frutificaminas é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, executada e coordenada pela Emater-MG, em parceria com as prefeituras municipais e outras instituições públicas e privadas.

Os eventos oferecem aos produtores rurais a oportunidade de conhecer e aprimorar tecnologias para aumentar a produção e o rendimento da atividade.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *