Fim da máscara em MG: ‘Cada um tem seu tempo para mudar hábito’, diz secretário
A partir deste domingo (1°), o uso de máscara em locais fechados não será mais obrigatório nas cidades mineiras, por recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Cada cidade tem autonomia para adotar a medida imediatamente ou aguardar mais tempo — Belo Horizonte saiu na frente e flexibiliou a regra na quinta (28). Agora, a escolha de utilizar ou não o item de segurança será uma decisão individual, lembrou o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29).
“Não estamos falando para tirar a máscara, mas para se sentir à vontade para usar ou não, da forma como se sentir seguro. Eu, sinceramente, domino e conheço os dados e me sinto seguro em locais fechados sem máscara. Mas, falando da minha família, a minha esposa não se sente e ela usa. Cada um tem o seu tempo para mudar o seu hábito e confiar, obviamente, no novo momento que estamos vivendo”, elaborou.
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (AMB) orientam que toda a população utilize máscara em situações de risco, como aglomerações em locais fechados, apesar de normais locais. Grupos de maior risco para o agravamento da doença, como idosos, gestantes e pessoas com imunossupressão devem, preferencialmente, manter a máscara mesmo em locais abertos, recomendam as entidades. A orientação também vale para qualquer pessoa com sintomas gripais.
Fonte: O Tempo