• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Inep divulga data e edital do Enem 2022; confira o cronograma

Redação29 de abril de 20225min0
Aplicativo de Celular ENEM 2019
Exame ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro, nas versões impressa e digital; estudantes podem se inscrever a partir do dia 10 de maio

Quem está se preparando para entrar em uma universidade no próximo ano já pode se programar: o Enem 2022 já tem data para ser realizado. De acordo com a divulgação nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, a prova será realizada nos dias 13 e 20 de novembro, e poderá ser feita no formato impresso ou digital.

As inscrições para o Enem começam dia 10 de maio e vão até o dia 21 do mesmo mês. Neste ano, a taxa de inscrição custa R$85, não havendo alteração de valor desde 2019. O boleto deverá ser pago até 27 de maio para que a inscrição seja confirmada. Aqueles que solicitaram isenção da prova e não foram aprovados podem entrar com recurso até hoje (29/4).

Quem optar pela versão digital do exame precisa garantir uma vaga: serão disponibilizadas 101.100 provas para os primeiros que se inscreverem nessa modalidade. Não é possível fazer essa versão em computador particular, e é necessário comparecer aos locais designados pelo Inep para realizar a prova. Após selecionar a opção digital e concluir a inscrição, não é possível alterar para a versão impressa.

Mesmo para os candidatos que escolherem o Enem digital, a redação deverá ser feita em formato impresso. No momento da inscrição, os estudantes também escolhem a opção de língua estrangeira que farão na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que só poderá ser alterada durante o período de inscrição, até o dia 21 de maio.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões, e uma redação. No primeiro dia, 13 de novembro, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação.

Já no segundo dia, 20 de novembro, é a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os horários continuam os mesmos: os portões abrirão às 12h, fecham às 13h e a prova se inicia às 13h30.

Segundo o edital, o uso de máscaras será obrigatório durante todo o exame, exceto em cidades e estados em que esteja desobrigado o uso em locais fechados.

Participantes que precisam de atendimento especializado também devem solicitar até o fim do período das inscrições, que devem ser feitas no site do Inep e na Página do Participante.

Documentos necessários

2022 é o primeiro ano que o Enem aceitará documentos de identificação digitais, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. É importante lembrar que eles devem ser acessados nos aplicativos oficiais do governo, e não podem ser capturas de tela ou fotos.

Nome social

Participantes que se reconhecem e se identificam pelo nome social (travestis, transsexuais e transgênero) e já o têm registrado na Receita Federal serão identificados pelo nome social no momento da inscrição. Entretanto, é necessário confirmar na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Para aqueles que não possuem esse registro, mas querem ser identificados pelo nome social, a orientação é realizar a solicitação de tratamento na página do participante também entre as datas de 23 a 28 de junho. Esses candidatos deverão apresentar documentos que expliquem a motivação, que são uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.

Fonte: EM

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *