• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Mês de Maio terá eclipse total da Lua; veja como acompanhar

Redação2 de maio de 20226min0
ezgif-3-b785bcc583
O mês de Maio prepara grandes eventos para os amantes de astronomia e até mesmo para aqueles que só olham para o céu noturno ocasionalmente!

O principal evento astronômico do mês será o primeiro eclipse lunar total dos dois que ocorrerão no ano de 2022. Previsto para o dia 16 de maio, o eclipse será completamente visível na maior parte da América do Sul, inclusive em todo o Brasil, e também em partes da América do Norte, África e Europa.

Eclipse lunar totalEclipse lunar totalFonte:  Peter Ward (Barden Ridge Observatory) 

Um eclipse lunar ocorre sempre que a Lua se move em direção da sombra da Terra, acontecendo no exato momento em que o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com a Terra localizada entre os outros dois. Por conta dessa disposição, quando ocorre um eclipse lunar, a Lua sempre está na fase cheia, uma vez que a superfície voltada para Terra está totalmente iluminada pelos raios solares.

Um eclipse lunar, assim como os eclipses solares, pode ser total ou parcial e sua duração depende da posição da Lua em sua órbita ao redor da Terra, podendo chegar a até quase 2 horas.

Porém, ao contrário de um eclipse solar, que só pode ser visto de uma área relativamente pequena do mundo, um eclipse lunar pode ser visto de qualquer lugar do lado noturno da Terra. Além disso, os eclipses lunares são seguros para visualização sem qualquer proteção para os olhos ou precauções especiais, pois são mais escuros que a própria Lua cheia.

Representação de um eclipse lunarRepresentação de um eclipse lunarFonte:  Shutterstock 

Em geral, quando a Lua está totalmente eclipsada, sua superfície adquire uma coloração avermelhada causada por um efeito óptico conhecido como dispersão de Rayleigh: a luz solar é refratada e dispersada na atmosfera da Terra, que desvia apenas comprimentos de onda específicos em direção à Lua.

O eclipse lunar total do dia 16 irá durar pouco mais de 1 hora e 20 minutos e ocorrerá na madrugada, tendo início logo após a 00h30.

Fique atento, pois embora outro eclipse lunar total vá ocorrer no dia 8 de novembro deste ano, o do mês de maio será bem mais fácil de ser visto no Brasil, já que este segundo só poderá ser observado daqui em um momento próximo ao pôr da Lua.

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de maio de 2022

06/05: Máxima atividade da chuva de meteoros eta-Aquáridas

08/05: Lua em Quarto Crescente

10/05: Pico da atividade da chuva de meteoros eta-Lirídas

16/05: Lua Cheia

16/05: Eclipse total da Lua

22/05: Conjunção entre Saturno e Lua

22/05: Lua em Quarto Minguante

24/05: Conjunção entre Marte e Lua e entre Júpiter e Lua

27/05: Conjunção entre Vênus e Lua

29/05: Conjunção entre Marte e Júpiter e entre Mercúrio e Lua

30/05: Lua Nova

Céus limpos e boas observações!

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *