• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Após dois meses de invasão, Putin vai declarar formalmente guerra à Ucrânia

Redação3 de maio de 20222min0
ezgif-5-ff84c07d74
Autoridades norte-americanas acreditam que o presidente russo vai declarar oficialmente guerra à Ucrânia em 9 de maio; invasão ocorreu em 24 de fevereiro

O presidente russo, Vladimir Putin, pode declarar oficialmente guerra à Ucrânia em 9 de maio, acreditam autoridades dos Estados Unidos e de outros países do Ocidente. As informações foram divulgadas pelo CNN dos EUA.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2021, mas Putin e autoridades russas se recusam a definir o conflito como “guerra” e utilizam o termo “operação especial”.

Segundo um relatório das autoridades ocidentais, a estratégia da Rússia de declarar guerra permitiria a mobilização total de forças de reserva num momento em que os esforços de controlar regiões ucranianas continuam a falhar.

Em 9 de maio é comemorado o Dia da Vitória na Rússia, quando russos derrotaram os nazistas em 1945. Não é a primeira vez que autoridades ocidentais sugerem que Putin vai aproveitar o significado simbólico e o valor de propaganda do 9 de maio para anunciar uma conquista militar na Ucrânia.

Durante todo o conflito, Putin e autoridades russas afirmaram estar numa suposta campanha de “desnazificação” na Ucrânia. Nesta semana, o chanceler russo Serguei Lavrov chegou a dizer que o fato do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ser judeu não invalida o argumento.
“Hitler também tinha sangue judeu”, afirmou Lavrov. A frase foi repudiada pelos governos israelense e alemão.

O discurso se apoia na política de Vladimir Putin de glorificar o passado soviético e estimular a imagem mítica de uma potência russa que continuaria em sua batalha fatal contra o nazismo, explicam especialistas.

(Folhapress)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *