• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Temperaturas caem drasticamente durante a madrugada; ventos impedem formação de geada na região

Redação18 de maio de 20222min0
MaioFrio
O alerta de geada para diversas regiões do Sul de Minas emitido pelo Instituto Nacional de Metereologia deixou os moradores preocupados nesta quarta-feira (18).

As cidades de Varginha e Maria da Fé registraram índices baixíssimos de temperatura.

Em Varginha, de acordo com o Inmet, até às 6h, foi de 4,3°C. Na cidade de Maria da Fé, os termômetros chegaram a 4,4°. A formação das rajadas de vento atrapalham a formação da geada na região, que também esperavam temperaturas negativas durante a madrugada e manhã.

As cidades de Passa Quatro (4,7°), Caldas (5°), Machado (5,6°) e Poços de Caldas (2°) também configuram entre as mais geladas da região.

O que é geada?

A geada do ponto de vista meteorológico ocorre quando a temperatura atinge 0ºC sobre as superfícies expostas. Após o congelamento do orvalho e com a continuação da queda da temperatura, o vapor d’água do ar em contato com a superfície fria passa diretamente para o estado sólido, se depositando sobre as superfícies e conferindo um aspecto esbranquiçado sobre a paisagem. Para a agricultura, o conceito de geada está relacionado com danos.

Para o café, temperaturas nas folhas entre -3ºC e -4ºC matam os tecidos. No tronco, pode ocorrer a morte a partir de -2ºC.

Como a geada ocorre?

A geada ocorre devido à queda de temperatura abaixo do nível de dano da cultura. No Paraná, sempre está associada com a passagem de massas polares de grande intensidade, que se deslocam preferencialmente de Sudoeste para Nordeste. Quando há queda intensa de temperatura provocada pela massa de ar polar, em ausência de nuvens e baixa umidade do ar, o resfriamento noturno é intenso, podendo atingir o nível de dano de muitas espécies vegetais.

Fonte: Portal Onda Sul

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *