• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Inscrições para o Enem 2022 terminam neste Sábado, 21/05/22.

Redação19 de maio de 20229min0
Aplicativo de Celular ENEM 2019
Interessados em fazer o exame, versões impressa ou digital, têm até as 23h59 deste sábado, 21/05, para se inscrever, por meio da Página do Participante

Termina, às 23h59 (horário de Brasília) deste sábado, 21 de maio, o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, versões impressa e digital. Todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante. O exame será aplicado em todos os estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

No momento da inscrição, o participante precisa indicar o modelo de prova que deseja fazer (impressa ou digital), a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e se precisa de atendimento especializado.

Após a inscrição, o participante não isento deve acessar a Página do Participante, com login e senha únicos cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br), para escolher a forma de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Vale lembrar que, após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha.

O prazo para pagar a taxa de inscrição é até 27 de maio. O participante que optar pelo pagamento da taxa de inscrição no Enem via PIX deve realizar, obrigatoriamente, a operação financeira por meio de QR code ou código gerado na Página do Participante. Aquele que escolher a opção de cartão de crédito efetuará a operação mediante prestador de pagamento (Mercado Pago ou PicPay) e terá cobrança de taxa administrativa no valor de R$ 2,54 (2,99%), por parte das operadoras.

O pagamento via cartão de crédito, o qual poderá ser parcelado, é uma opção gerenciada pelas prestadoras de serviço que fazem o repasse do valor. As tarifas cobradas para operacionalizar o pagamento e as taxas de juros aplicadas para o parcelamento não serão repassadas ao Tesouro Nacional.

O pagamento do boleto (GRU Cobrança) pode ser efetuado em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes. O Inep não aceitará pagamento do boleto por meio de cartão de crédito nem pagamento por PIX no CNPJ do Instituto. A inscrição dos participantes não isentos no Enem 2022 (impresso ou digital) somente será confirmada mediante confirmação do pagamento da taxa.

Nome social – O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante. Para esse procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira a retificação do Edital n.º 33, que implementa as novas formas de pagamento da inscrição do Enem impresso

Confira a retificação do Edital n.º 34, que implementa as novas formas de pagamento da inscrição do Enem digital

Acesse o Edital n.º 33 do Enem 2022 – impresso

Acesse o Edital n.º 34 do Enem 2022 – digital

Confira a Página do Participante

Consulte a página do Enem no site do Inep

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *