• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Convenções que definem candidatos começam hoje; veja como funciona

Redação20 de julho de 20224min0
urna_7f6b655a3d_o
Partidos vão se reunir para referendar nomes, coligações e números dos candidatos

Começa nesta quarta-feira o prazo de convenções partidárias para que os partidos escolham seus candidatos à Presidência da República, aos governos estaduais, aos cargos de senador e deputados estaduais e federais. O prazo fica aberto até o dia 5 de agosto e, dali até o dia 15 do próximo mês, os nomes serão oficializados por meio de registro na Justiça Eleitoral. Até aqui, são 12 nomes colocados como pré-candidatos ao Palácio do Planalto.

O que são convenções partidárias?

Convenções são reuniões entre os filiados de uma legenda para deliberar sobre diversos assuntos de interesse de uma sigla. Entre essas deliberações está a da escolha de candidatos e formação das coligações (com quem aquele partido vai se aliar oficialmente na disputa eleitoral). A Lei 13.165/2015, que instituiu uma reforma política no país, determinou o prazo de 20 de julho a 5 de agosto para esses eventos.

O que é decidido em uma convenção?

As convenções nacionais decidem os nomes e coligações na eleição presidencial, enquanto as convenções estaduais definem as chapas e rumos dos partidos nos Estados. Também os números que cada um dos concorrentes aos diversos cargos nas eleições proporcionais são definidos nos encontros. A regra eleitoral aponta que essa escolha se dará por sorteio, mas os candidatos têm o direito de manter o mesmo número da eleição anterior, caso possam concorrer novamente. Deputados federais, estaduais e distritais podem solicitar novo número ao órgão de direção partidária independentemente da realização de sorteio.

Quando serão as convenções dos pré-candidatos a presidente?

O primeiro partido a realizar sua convenção para a definição de um candidato à Presidência é o PDT, de Ciro Gomes. A legenda se reúne em Brasília, nesta quarta-feira (20), às 15h. O último será União Brasil, de Luciano Bivar, que marcou sua convenção para o dia 5 de agosto, último dia do prazo determinado pela Justiça Eleitoral. Veja quando serão as datas das convenções dos partidos que terão candidatos à Presidência:

20 de julho
PDT: Ciro Gomes

21 de julho
PT: Luiz Inácio Lula da Silva

23 de julho
Avante: André Janones

24 de julho
PL: Jair Bolsonaro
Unidade Popular: Leonardo Péricles

25 de julho
MDB: Simone Tebet

30 de julho
Novo: Luiz Felipe D’Ávila
PROS: Pablo Marçal
PCB: Sofia Manzano

31 de julho
DC: José Maria Eymael
PSTU: Vera Lúcia

5 de agosto
União Brasil: Luciano Bivar

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *