• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Muzambinho amanhece com vaga de estacionamento prioritária para autistas e síndrome de Down.

Redação25 de julho de 20223min0
VagAutistas1
Veículos com passageiros portadores de Síndrome de Down e Autistas tem vaga garantida na Av. Dr. Américo Luz.

A Vaga para veículos foi pintada e reservada no “Sambódromo” de Muzambinho, próximo a Lotérica, farmácias e o supermercado, além de ser área central da cidade.

Muzambinho já tem as leis que dão este direito aos muzambinhenses.

O Autismo é um espectro. E dentro desse espectro haverão autistas de diferentes graus de suporte (desde o mais leve até o mais severo).
A grande maioria desses autistas e síndrome de Down possuem Transtorno do Processamento Sensorial, que os impossibilitam dessa forma, de processar estímulos diferentes dos ambientes e dos sentidos adequadamente.

Por esse motivo, lugares muito cheios, sons altos, cheiros, luzes, algumas texturas, desníveis estruturais – escadas, rampas, etc (para autistas que possuem sensibilidade gravitacional) onde o equilíbrio tb pode ser prejudicado pq altera a percepção de profundidade , são estímulos demasiados, que podem e são os maiores desencadeadores de crises nesses indivíduos.

As vagas de estacionamento diferenciadas aos autistas foram dadas por NECESSIDADE e se elas estão próximas as portas de entrada dos estabelecimentos é por que existe um motivo real.

A LEI FEDERAL 12.764 de dezembro de 2012, considerou que pessoas no Espectro Autista, são consideradas com deficiência para efeitos legais.

A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa Autista diz que os autistas tem direito a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer.

Quando você enxergar um autista entrando ou saindo de uma dessas vagas, um esforço absurdo ele e sua família podem estar fazendo para frequentar aquele ambiente. Não julgue!

Compartilhe para que mais pessoas entendam a real necessidade desse direito adquirido e que sim, pode fazer toda a diferença, para uma família inteira em um momento de crise.
Texto de Anita Brito

.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *