• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Novo golpe usa fatura falsa para espalhar vírus bancário

Redação26 de julho de 20224min0
golpe123469534565779
Em um novo golpe na internet, cibercriminosos estão se passando por uma operadora de telefonia móvel para distribuir o trojan Grandoreiro, capaz de roubar dados bancários das vítimas por e-mail. O alerta foi dado pela ESET, na segunda-feira (25).

Conforme a empresa de segurança cibernética, a campanha maliciosa utiliza faturas falsas da Vivo para fazer cobranças. Diferente de outras ações do tipo, a mensagem inclui um arquivo em formato zip, cujo download é exigido para o pagamento da suposta dívida.

Para enganar os alvos, os criminosos virtuais alteram o remetente, se passando por um suposto endereço de e-mail oficial da Vivo, e utilizam design semelhante ao da operadora. A mensagem também traz um caráter de urgência, avisando que a conta vence no mesmo dia, induzindo as vítimas a baixar o arquivo sem qualquer verificação mais detalhada.

Exemplo de fatura falsa enviada pelos cibercriminosos.Exemplo de fatura falsa enviada pelos cibercriminosos.Fonte:  ESET/Reprodução 

Ao clicar no link para baixar a fatura, o usuário é direcionado a um site fraudulento, que exige o download do arquivo. Se executar o instalador, a vítima não verá mais nenhuma janela ou mensagem, mas o trojan bancário será instalado no dispositivo e entrará em ação, buscando dados financeiros de serviços e sites acessados, segundo a empresa de detecção de ameaças virtuais.

Desconfie das falsas cobranças

Para evitar o roubo de dados bancários pelo malware Grandoreiro, a principal dica é sempre desconfiar de mensagens como esta. Em geral, as operadoras enviam notificações de pagamentos em PDF e não no formato zip, não sendo necessário efetuar a extração de arquivos em comunicados oficiais.

Além de não efetuar o download da falsa fatura, preste atenção ao remetente da mensagem e passe o mouse por cima do botão de acesso, sem clicar, para verificar o domínio. Se ficar em dúvida sobre a comunicação recebida, entre em contato com a operadora, por meio dos canais oficiais, para saber se a mensagem é verídica.

Fonte: TecMundo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *