• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Nível do Lago de Furnas cai nos últimos dias

Redação9 de agosto de 20224min0
furnas-3-fc7c015f2e
O nível do Lago de Furnas caiu aproximadamente 2,35 metros desde o dia 1° de maio de 2022. Nos últimos dez dias, o nível foi de 73,45% para 70,21%.

A última medição foi realizada às 8h desta terça-feira (9), constatando 764,15 metros. Com a falta de chuvas, o Operador Nacional de Sistemas (ONS), estima que até o final do mês de agosto o conjunto de reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste percam 6,89% da água atualmente armazenada.

Segundo a membra da Coordenação do Movimento Pró-furnas 762, Maria Olívia de Araújo, a situação da baixa do nível é preocupante.

‘’A gente sempre espera que as autoridades tenham condições de sempre operar o sistema de uma forma que contemple a todos. Esperamos inclusive que o clima nos ajude, que venha chuva. Essa insegurança é sempre muito presente nas nossas ações, até porque o sistema é integrado. Como nós somos a ‘cabeceira’, nós somos o maior reservatório, existe muita preocupação, nós temos para baixo mais onze usinas. Estamos sempre colocando as coisas de uma forma objetiva, assertiva, estamos caminhando bastante, vamos aguardar um posicionamento do sistema, das agências e confiar. A resolução 110 já foi uma amostra de que nós estamos no caminho certo’’, diz Maria.

Ela afirma que o aumento no nível dos lagos não depende apenas da chuva.

’A possibilidade de dar certo depende muito do clima, mas é fundamental a parte operacional, o respeito que tem que ter com o sistema de uma maneira geral. Entendemos isso, mas entendemos que para governar precisa ser para todos’’.

Olívia diz que a baixa pode prejudicar o turismo e futuros investimentos na região.

‘’A nossa preocupação é a segurança de poder investir na região. Os empresários acabam deixando de vir para cá porque não há segurança hídrica nesta questão, mas estamos caminhando para mudar isso’’.

No dia 1° de fevereiro, o Lago de Furnas atingiu a cota mínima de 762 metros, considerado ideal por comerciantes e pescadores que exploram o lago economicamente. A última vez que Furnas havia atingido a cota mínima foi em julho de 2020, com 762,2 metros.

No dia 17 do mesmo mês, o Lago atingiu o nível 764,49, quase 2,5 mil metros acima da cota 762. Este foi  o nível mais alto para o mês de fevereiro dos últimos 10 anos. A última vez que o lago atingiu uma quantidade parecida foi em 2012. Relacionado a qualquer época do ano, o Lago de Furnas não chegava ao nível atual desde agosto de 2016.

No início de março, o Lago de Furnas subiu mais ainda, atingindo o nível de 765,19, faltando apenas 2,81 para atingir o nível máximo. Segundo a ONS, este é o maior nível registrado no ano pelo lago desde junho de 2016, quando ele chegou a 765,28 metros.

Fonte: Jornal Folha Regional

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *