Eleições: votação seguirá o horário de Brasília pela 1ª vez
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (27), a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão seguindo o horário de Brasília, de maneira que cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.
A mudança foi definida através de uma decisão do TSE de dezembro de 2021, incluída na Resolução TSE nº 23.669. Todos os municípios do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima serão atingidos, além de 62 cidades no Amazonas, e o distrito de Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Novos horários da votação em todo o país
A votação acontecerá no dia 2 de outubro, das 8h às 17h do horário de Brasília. Confira como será o horário de votação conforme o horário local, a seguir;
- Acre: 6h às 15h;
- Amazonas (Amaturá; Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Eirunepé; Envira; Guajará; Ipixuna; Itamarati; Jutaí; Tabatinga; e São Paulo de Olivença): 6h às 15h;
- Amazonas (outros 51 municípios): 7h às 16h;
- Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: 7h às 16h;
- Fernando de Noronha (PE): 9h às 18h.
Resultado das eleições
Com a unificação, a apuração dos resultados também sofre alterações e começará às 17h, no horário de Brasília. Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral só divulgava a apuração após o término do horário de votação do Acre, cujo fuso possui duas horas de atraso em relação ao da capital federal.
O TSE ressalta que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário, poderão exercer o direito ao voto normalmente.
Fonte: TSE