• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Outubro Rosa: o alerta anual que pode salvar vidas

Redação12 de outubro de 20226min0
-outubro-rosa-5a71d0e847
ANS reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa. A cor que se tornou referência para o mês de outubro tem a função de chamar a atenção das mulheres, no Brasil e no mundo, para a conscientização sobre os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Assim, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça as mensagens da campanha e destaca a necessidade do cuidado integral quando se fala em saúde da mulher. Realizar, com periodicidade, os exames preventivos e o autocuidado são atitudes que podem salvar vidas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados, para o ano de 2022, 66.280 novos casos de câncer de mama em comparação com 2021. O aumento representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Vale destacar que, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, os índices são maiores nas regiões Sul e Sudeste.

“As beneficiárias de planos de saúde contam com a cobertura de todos os serviços necessários para a prevenção, o acompanhamento, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. Exames, consultas, procedimentos e tecnologias para o combate ao câncer estão previstos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde”, destaca Paulo Rebello, diretor-presidente da ANS.

A prevenção é a melhor atitude para combater qualquer tipo de câncer. Ela passa por cuidados primários como manter controle sobre o peso, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física regularmente, além de reduzir, ou mesmo evitar, a ingestão de bebidas alcoólicas. Para as mulheres que têm a oportunidade de amamentar, vale destacar que esse ato é um fator positivo na prevenção do câncer de mama.

A detecção precoce da doença possibilita chances maiores de sucesso com os tratamentos e a cura. A visita periódica ao ginecologista, ​que deve conhecer a sua história familiar e fatores de risco, é a grande aliada das mulheres, pois, através dela, o médico realiza o exame das mamas e orienta sobre a necessidade de realização da mamografia conforme a faixa etária. Já no câncer de colo de útero, que é causado por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), o exame preventivo de câncer de colo de útero faz o rastreio da enfermidade, se houver.

Já para o tratamento da doença, o Rol de coberturas obrigatórias inclui 64 antineoplásicos orais para todos os tipos de câncer. Além disso, a ANS também assegura cobertura para todos os medicamentos antineoplásicos injetáveis, desde que prescritos pelo médico assistente para condição clínica que conste nas indicações da bula, e diversos outros medicamentos empregados no controle dos efeitos adversos ou adjuvantes de tratamentos para o câncer.

 

Certificação oncológica e Promoprev

Prevista para ser lançada ainda em 2023, a ANS está em fase de elaboração da Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica nos moldes do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, instituído em 2018, que já conta com certificação em Atenção Primária à Saúde. A iniciativa da Agência busca estimular os planos de saúde a implementarem um novo modelo de cuidado integral e com ações integradas para tratamento do câncer. O foco da certificação é o cuidado centrado nas necessidades da pessoa, reforçando o vínculo, a coordenação e a continuidade do cuidado, além da mensuração dos resultados por meio de indicadores de qualidade.

Já em relação aos Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Risco e Doenças (Promoprev), dos 618 programas aprovados pela ANS, 99 são na área de Atenção à Saude da Mulher e 26 são na linha do cuidado do câncer de mama. Da mesma forma, dos 556 programas somente informados à ANS, 77 são na área de Atenção à Saude da Mulher e 22 são na linha do cuidado do câncer de mama.

por [email protected]

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *