• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Chuva intensa deve atingir MG, BA e ES, alerta Defesa Civil Nacional

Redação17 de novembro de 20222min0
Massive Lightning Strikes From an Intense Summer Thunderstorm dwarfs the city of Pretoria, Gauteng Province, South Africa
Os locais mais afetados devem ser o Norte, Noroeste, além dos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri

A Defesa Civil nacional emitiu, nesta quinta-feira (17), um alerta de chuvas intensas para Minas Gerais, além de Espírito Santo e Bahia. As pancadas podem ocorrer até esta sexta-feira (18).

Para Minas Gerais, os locais mais afetados devem ser o Norte, Noroeste, além dos Vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri. Já no Espírito Santo as áreas afetadas são região central, o litoral norte e o noroeste, enquanto na Bahia a previsão é da chuva atingir o Vale São Franciscano, o sul, o centro sul e o extremo oeste baiano.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia. Com isso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.

O coordenador geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, destaca a importância de que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar medidas de autoproteção. “É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observou.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *