Demanda por Crédito do Consumidor sobe 2,1% em novembro
O indicador da Boa Vista de Demanda por Crédito do Consumidor avançou 2,1% entre os meses de outubro e novembro na comparação dos dados dessazonalizados. O resultado superou a alta de 1,7% registrada no mês anterior e o indicador encerrou o trimestre móvel findo em novembro com elevação de 2,0% contra o trimestre de junho a agosto, também de acordo com dados dessazonalizados.
Na série de dados originais, o resultado novamente foi tímido na comparação interanual, aumento de 0,2%, mantendo o indicador numa trajetória de desaceleração nos resultados acumulados. No ano o crescimento passou de 5,6% em outubro para atuais 5,1%, enquanto na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o indicador aponta crescimento de 5,2%, ante 6,1%.
As aberturas do indicador apresentaram comportamentos semelhantes no mês. Em novembro foram observadas altas de 1,1% no segmento “Não Financeiro” e de 3,6% no segmento “Financeiro”. No mesmo sentido, na comparação do trimestre móvel, o segmento “Não Financeiro” avançou 0,2% e o “Financeiro”, 4,7%. Por outro lado, as aberturas caminharam em direções opostas na comparação interanual, queda de 6,6% no segmento “Não Financeiro” e alta de 10,4% no segmento “Financeiro”.
Na análise de longo prazo o crescimento no segmento “Financeiro” desacelerou mais um pouco, passando de 16,2% para 16,1% entre os meses de outubro e novembro, enquanto a queda observada no segmento “Não Financeiro” se acentuou, de -0,6% para -2,1% no mesmo período.
“A elevação observada na margem pode estar associada aos eventos de fim de ano, que costumam aquecer o consumo e consequentemente, a demanda por crédito, que foi forte até aqui, apesar de que vai encerrar o ano com uma taxa de crescimento menor em comparação ao ano passado. Essa desaceleração já era esperada e a tendência é de que em 2023 essa tendência seja mantida, não só pelo aumento dos juros, que naturalmente esfria o apetite do consumidor por crédito, mas pelo fato de que a taxa de inadimplência subiu bastante, algo que torna a concessão mais restritiva” diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.
Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.
Metodologia
O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, h/ouve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
Nota: Os dados que constituem a base do indicador de Demanda do Consumidor por Crédito não guardam qualquer relação, comercial ou operacional, com a Boa Vista. O indicador visa antecipar alguns movimentos e tendências referentes ao mercado de crédito como um todo, sem qualquer especificação por empresa, independentemente do setor ou porte.
Sobre a Boa Vista
A Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica, foi criada em 2010 a partir do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o primeiro banco de dados do país, consolidando-se como referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócio.
É precursora do Cadastro Positivo e no propósito de incluir consumidores no mercado de crédito, apoiando-os na construção de um relacionamento sustentável com as empresas credoras, por meio da disponibilização de informações de educação financeira e serviços gratuitos em seus canais oficiais como o site www.consumidorpositivo.com.br e o app Boa Vista Consumidor Positivo.
A empresa tem por princípio a segurança e a privacidade dos dados e suas soluções estão 100% em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo sido reconhecida como a primeira do segmento financeiro e de gestão de bancos de dados a obter a certificação ISO 27701, norma internacional referente à segurança e privacidade da informação.
Em 2020, a Boa Vista tornou-se a primeira empresa de capital aberto em seu segmento, dando início à uma estratégia de crescimento por meio de aquisições de empresas com as mesmas características na aplicação de inteligência analítica às suas soluções, como a Acordo Certo – especialista em recuperação de crédito – e a Konduto, autoridade em antifraude para e-commerce e pagamentos digitais. Em 2021, também de forma pioneira, lançou o CEA (Centro de Excelência em Analytics), levando a empresa para a fronteira do conhecimento no desenvolvimento de algoritmos de alta performance.
Ascom boavistascpc.com.br