IPVA 2023 está mais caro; veja quando e como pagar
Você sabe para que serve o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)? Cobrado anualmente dos proprietários de veículos (exceto barcos e aviões) no Brasil, o IPVA é um tributo pago aos estados e municípios para custear os gastos públicos com segurança, saúde, educação e transporte.
O valor arrecadado também é destinado para investimento em obras públicas, incluindo a conservação, construção e segurança das estradas.
O contribuinte do IPVA, contudo, precisa ficar atento para não perder os prazos e valores determinados. Em alguns estados, o pagamento começa em dezembro. Por isso, é preciso se programar.
Como fazer o cálculo do IPVA?
O IPVA é calculado com base em um percentual definido pelos governos estaduais que incide diretamente sobre o valor de mercado do veículo (estabelecido na Tabela Fipe).
Essa alíquota (ou seja, o percentual do valor total) costuma variar de 1% a 4% do valor total do bem. Ela pode ser encontrada na Secretaria da Fazenda de cada unidade da federação.
O valor do IPVA varia de ano para ano devido à oscilação do preço de mercado do veículo. Assim, fique atento aos valores. Os veículos 0km tem como referência o valor da nota fiscal.
Por que o IPVA 2023 virá mais caro?
Tem muita gente se perguntando por que o IPVA 2023 virá mais caro, pesando ainda mais no bolso do contribuinte. A explicação é simples: com a crise de abastecimento de semicondutores e outros componentes na indústria automotiva, reduziu-se a oferta de carros novos e aumentou a procura por usados.
Com isso, a procura pelos usados aumentou e, consequentemente, os preços subiram. Se por um lado a valorização do usado foi vista com bons olhos, por outro, implicará no aumento do IPVA 2023. Ou seja, você ganha mais na hora de vender o carro, mas paga mais imposto por ele.
Quem tem direito à isenção do imposto?
Em todo o Brasil, existe uma lista de isenção do pagamento da tarifa, que é válida em todo o território nacional:
- veículos de empresas concessionárias do transporte público coletivo
- veículos terrestres com potência inferior a 50 cilindradas
- embarcações com motor de potência inferior a 25 HP.
- máquinas agrícolas
- táxis de motoristas profissionais autônomos
- pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal
IPVA MINAS GERAIS 2023
A Sefaz-MG revelou que outras informações como calendário, emissão de guias e valores serão divulgadas posteriormente.
Em 2022, o IPVA ficou congelado por causa da crise econômica provocada pela pandemia da COVID-19. Os proprietários de veículos desembolsaram em 2022 a mesma quantia destinada ao IPVA de 2021. A medida foi tomada devido à valorização de carros seminovos e usados na tabela Fipe, com aumento médio de 22,81% durante a pandemia do coronavírus.
A alíquota do IPVA em Minas Gerais varia de 1% a 4% sobre o valor do veículo. Para automóveis novos, a base de cálculo é o preço que consta no documento fiscal. Para usados, leva-se em conta o preço médio do mercado no fim do ano anterior ao da cobrança. Desde 2008, a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) é tomada como referência.
4% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla;
3% – Caminhonetes de carga (picapes) e furgões;
2% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel;
2% – Motocicletas e similares;
1% – Veículos de locadoras (pessoa jurídica);
1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator
A Sefaz-MG oferece desconto de 3% aos contribuintes que se mantiverem regulares por dois anos consecutivos. Além disso, há dedução de 3% a quem optar pela cota única. É possível ser contemplado com os dois benefícios.
Fonte: VRUM