• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Minas Gerais tem 76% dos municípios sob alerta de chuvas fortes

Redação30 de dezembro de 20224min0
chuva-5-ab0997fba2
Estado representa mais de um terço (35%) dos alertas de perigo e risco potencial de chuvas fortes lançados para o país pelo Inmet

As fortes chuvas de fim de ano colocaram 651 municípios mineiros sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O somatório representa 76% do estado e inclui Muzambinho.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), há 117 municípios em situação de emergência por causa das chuvas, sendo que 14 pessoas morreram, 1.564 ficaram desabrigadas e 7.414 desalojadas.

São dois níveis de alertas do Inmet. Um de perigo por causa da possibilidade de chuvas intensas e que abrange 1.259 municípios do norte do país ao Rio de Janeiro, sendo 370 (29%) mineiros.

No estado, a área em perigo abrange as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul de Minas, Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte e Central Mineira.

Nessas áreas, os riscos são de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos intensos (60 a 100 km/h), com possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Áreas em laranja são de perigo, enquanto as em amarelo são de risco de fortes chuvas mapa de Minas Gerais
Áreas em laranja são de perigo, enquanto as em amarelo são de risco de fortes chuvas(foto: Reprodução/Inmet)

O outro nível de alerta é o de risco potencial de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Essa faixa abrange Rondônia, Sul do Amazonas, Sul do Pará até o Espírito Santo, compreendendo 624 municípios, dos quais 281 (45%) mineiros.

A área em alerta abrange as regiões do Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Oeste de Minas e Jequitinhonha.

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. “Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, informa o instituto.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *