• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Chuvas: Minas Gerais tem 220 cidades em situação de emergência

Redação16 de janeiro de 20233min0
ezgif-4-9448440b42
Quase 90 cidades decretaram emergência na última semana. Ocorrências relacionadas às chuvas já fizeram 21 mortes no estado nesta temporada chuvosa

Minas Gerais chega à marca de 220 cidades em situação de emergência por conta das chuvas. Informe atualizado neste sábado (14/1) pela Defesa Civil do estado também aponta 21 mortes em decorrência da temporada chuvosa.

Das 220 cidades mineiras que decretaram situação de emergência, 89 ingressaram na lista durante esta semana. Todas elas apontam tempestades locais, chuvas intensas ou enxurradas como causa para situação crítica. A relação completa dos municípios pode ser acessada no site da Defesa Civil de Minas Gerais.

As chuvas dos últimos dias têm causado estragos em diversas regiões de Minas e provocando perdas materiais e humanas. Em Capitólio, que integra a lista das cidades em situação de emergência, inundações deixam moradores ilhados. A chuva constante e em alta intensidade provocou, por exemplo, a abertura dos vertedouros de usinas hidrelétricas no estado após mais de uma década.

Também em estado de emergência, Patos de Minas, no Alto Paranaíba, convive, desde o fim de 2022, com a cheia de rios que deixam centenas de moradores desalojados.

De acordo com o boletim da Defesa Civil atualizado neste sábado, em todo o estado  já registrou 2.015 pessoas desabrigadas, quando há necessidade de abrigos públicos, e 11.256 desalojadas, quando pessoas deixam suas residências e se abrigam na casa de parentes ou amigos. Os dados são acumulados desde setembro de 2022.

Previsão do tempo

De acordo com a Defesa Civil de Minas gerais, o fim de semana terá tempo instável, como ocorrência de pancadas de chuva típicas do período do verão nas regiões Oeste, Sul e Triângulo Mineiro.

No Norte e Leste do estado, o avanço de ar seco contribui para a redução de chuvas. O calor seguirá em todo território mineiro, com registros acima dos 30 ºC.

Em BH e região metropolitana, a tendência para domingo e o início da próxima semana é de tempo estável e sem chuva, de acordo com a Defesa Civil.

Fonte: Estado de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *