• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Conheça as diferentes formas de descanso necessárias para uma boa saúde

Redação6 de fevereiro de 20235min0
ezgif-5-8885763683
Especialistas dão dicas sobre quais tipos de repouso podem nos ajudar a recuperar a energia física e mental

Numa sociedade dominada pela hiperconectividade, sobrecarga de trabalho e excesso de informação, é cada vez mais comum ouvir pessoas reclamando de falta de energia e esgotamento físico e mental.

Bem antes da pandemia da Covid-19, uma pesquisa divulgada pelo Ibope em 2017 apontou que 98% dos brasileiros se diziam cansados e 61%, exaustos.

Baseados nesses dados, especialistas alertam que muito além de uma aparente falta de disposição, o cansaço pode ser um dos primeiros sinais de doenças crônicas como diabetes, depressão e estresse.

O repouso, asseguram eles, é um dos elementos mais importantes para a manutenção do bem-estar do nosso organismo como um todo.

“Sem descanso é simplesmente impossível ter saúde física e mental. Sabemos que os músculos precisam de descanso para que ocorra crescimento sem lesão, também entendemos que até mesmo os computadores e outras máquinas precisam de descanso para que não ocorra superaquecimento. Então por que conosco seria diferente?”, observa a psiquiatra Bárbara Faria Corrêa Vilela.

A terapeuta cognitivo-comportamental e mestre em relações interculturais, Renata Borja, concorda e diz que a alta no número de casos de ansiedade atualmente deixa evidente que estamos vivendo uma grave crise de déficit de descanso.

“As preocupações e ruminações são os grandes responsáveis por esse quadro. Emoções como a ansiedade e medo estão diretamente ligadas a uma percepção de ameaça constante que tem assolado muita gente. Não conseguir se desligar dos problemas gera um cansaço contínuo e aumenta nossa vulnerabilidade para doenças psicológicas e físicas”, alerta.

Já a psicóloga clínica, professora universitária e mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da UFMG, Isabel Pimenta Spinola Castro, explica que dormir e descansar não são necessariamente a mesma coisa, e que é preciso saber a diferença e a função  de cada um deles diante das rotinas do dia a dia.

“Você pode dormir e não descansar, por exemplo. Há também quem tenha sono de má qualidade. Na verdade, nosso sono tem estágios e cada um deles tem um objetivo. “O mais reparador e que traz mais descanso é o chamado ‘REM’ (a sigla significa ‘rapid eyes movement’ e é marcada pelo movimento rápido dos olhos)”, afirma.

Segundo Isabel, até mesmo pequenos intervalos podem beneficiar o cérebro. “A gente pode descansar sem estar dormindo; por exemplo, ao fazer uma tarefa que nos traga prazer e que desacelera nossos pensamentos”, enfatiza.

As diferentes formas de se descansar

Um consenso entre muitos estudiosos é que exista mais de uma maneira de se recuperar as energias do corpo e da mente.

“Na verdade, não há só um e sim sete tipos de descanso necessários para recuperarmos nossa energia plenamente: sensorial, social, físico, emocional, mental, criativo e espiritual. Todos nós, em diferentes momentos da vida, apresentamos necessidades individuais por cada uma dessas formas de descanso. Precisamos estar atentos e observar para poder investi-los nas nossas rotinas”, aponta Bárbara Faria Corrêa Vilela.

A médica aproveita para sugerir algumas técnicas essenciais para se evitar qualquer forma de esgotamento..

Os pilares da saúde mental são um sono de boa qualidade, uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares”, recomenda.

“Mas é indispensável, acima de tudo, ter uma boa rede de apoio efetiva e cultivar momentos de gratidão. O mais importante mesmo é nos conhecermos para que possamos estar bem todo o tempo”, finaliza.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *