• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Universidade: veja os cursos mais buscados por brasileiros no Google em 2022

Redação8 de fevereiro de 20233min0
google-mobile-search
Pesquisa também mostra que o interesse por formações 100% presenciais voltou a se aproximar ao patamar pré-pandemia

A dúvida de em qual curso superior ingressar é algo comum aos jovens que estão prestes a se formar ou que já concluíram o ensino médio. Em 2022, os cursos na área de saúde foram os mais buscados pelos brasileiros que pretendiam começar a vida acadêmica neste ano. Segundo uma pesquisa realizada pela Google, 34% dos entrevistados afirmaram querer seguir carreira em alguma profissão ligada à saúde. A área de Humanas apareceu na sequência, com 22% da preferência, seguida por Negócios (19%), Exatas e TI (16%) e Artes (9%).

Já em outro levantamento, a Google divulgou os cursos mais pesquisados na plataforma de buscas no Brasil ao longo do ano passado. O destaque foi a ascensão da Tecnologia da Informação, que era o 19º curso mais buscado em 2019, e foi o 7º no ranking de 2022.

Veja os 10 cursos mais buscados no Google no último ano:

  1. Medicina
  2. Psicologia
  3. Enfermagem
  4. Direito
  5. Administração
  6. Pedagogia
  7. TI
  8. Educação Física
  9. Estética
  10. Biomedicina

No estudo em que ouviu mais de 1 mil pessoas, a Google mostrou que o interesse por cursos 100% presenciais voltou a se aproximar ao patamar pré-pandemia. Cerca de metade dos entrevistados (52%) buscavam essa modalidade. Em 2019, antes das restrições do período pandêmico, o índice de interesse era de 49%. Em 2022, a porcentagem de alunos buscando as salas de aula foi de 47%. Por outro lado, 34% afirmaram buscar cursos 100% remotos; enquanto 14% preferiram a opção semipresencial.

Escolha de instituições e formas de ingresso

A pesquisa também revelou que cerca de dois em cada cinco novos universitários ainda não haviam escolhido em que instituição estudar – 28% estavam em dúvida, enquanto 11% não pensavam sobre isso. Por outro lado, 61% disseram já ter decidido a faculdade em que pretendiam se matricular.

A forma de ingresso por meio do vestibular presencial era a primeira opção para 33% das pessoas ouvidas. Outras 24%, utilizariam o vestibular online. Dois terços dos entrevistados têm interesse por programas do Governo para ingresso na faculdade: 31% buscam o Fies, 21% o Prouni e 15% o SiSU. As outras opções foram: histórico escolar (10%), segunda graduação (9%) e transferência (5%).

A pesquisa também apontou os fatores que mais influenciam os novos universitários brasileiros no momento de escolher a faculdade. Para quem busca os modelos remotos ou semipresenciais, o fator mais importante é o preço. Já, os interessados em aulas presenciais, consideram principalmente a qualidade.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *