• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Medicina: Arte/Ciência/das “Evidências”. Por Antero Costa Filho

Redação13 de fevereiro de 20233min1
antero-02
"Tudo que eu falo não é meu"

Como outras profissões, a médica se beneficiou e se beneficia, e muito, da inteligência artificial. Isso é indiscutível! Hoje a medicina das evidências usa algoritmos ou seja, protocolos, nos protegendo dos erros médicos. Será? Ciência e evidências!

Sou grato aos 53 anos de formado em medicina e dos 32 anos vivenciados na S.C.M. SP (1884), e aos pacientes que me permitiram ter uma formação médica humanizada. Foi na Santa Casa de SP que aprendemos a ver, mas enxergar! Ouvir, mas escutar! E, só abrir a boca para falar, após consultar o coração! Foi a compaixão que nos fez dar sentido à nossa profissão.

“Ser humano é como a música, só existe se escutamos.”

Somos todos diferentes dos nossos semelhantes! Daí o respeito mútuo entre o paciente e seu médico! O diálogo deve ser assertivo (verdades e respeito) e na primeira consulta deve prevalecer a empatia! “Imaginação é 50% da doença, a Tranquilidade é 50% do remédio e a Paciência é o início da cura.” A intuição que nos transcende deve ser considerada, sempre!

Assim, aprendemos a ter FOCO/FORÇA/FÉ na saúde física, mental, social e espiritual. À compaixão (sentimento) com misericórdia (ação concreta), nos faz aproximar do ideal.

Remédios são todos os recursos naturais que utilizamos para prevenir / aliviar / curar doenças. Medicamentos podem ser remédios, mas, são produtos das Indústrias Farmacêuticas; podem nos prejudicar se não houver respeito as orientações médicas e às normas farmacológicas

“Tudo é relativo. Absoluto só o que foi dito!”

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Um comentário

  • Marcelo Lobo Peçanha

    13 de fevereiro de 2023 at 20:59

    Dr Antero é , sem a menor sombra de dúvida, o melhor médico que já conheci ao longo de minha vida. Tratou de mim, meu pai, minha irmã e de muitos outros colegas e familiares, sempre com muito zêlo, competência, ética e carinho.
    Agradeço muito pelo privilégio de tê-lo como médico, amigo e aprendido muito com ele, até hoje… Lendo esse artigo nota-se a grande diferença entre as máquinas, a IA e o ser humano! Imcomparável!!!!

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *