Céu de março tem equinócio de Outono e conjunções planetárias
O principal evento astronômico do mês é, na verdade, um dos fenômenos naturais mais comuns e familiares ao conhecimento geral: o equinócio de Outono. Os equinócios (também como os solstícios) ocorrem duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, geralmente nos dias 20 ou 21.
Astronomicamente, o equinócio é marcado pelo momento exato em que o Sol, em sua órbita aparente vista da Terra, cruza a linha do equador celeste, que é a linha do equador terrestre projetada na abóbada celeste. Neste instante, os dois hemisférios da Terra recebem aproximadamente a mesma intensidade de radiação solar, marcando o início das estações de Outono e Primavera. Este ano o Outono irá iniciar no hemisfério sul no dia 20 de março, às 18h24 no horário de Brasília.
No mês de março, o céu noturno também será marcado por conjunções planetárias: encontros próximos aparentes em uma região do céu entre dois ou mais planetas (ou entre planetas e outros corpos celestes, como a Lua). Dizemos aparente porque, na realidade, os planetas encontram-se a centenas de milhões de distância uns dos outros, porém, sob efeito de perspectiva de uma observação da Terra, aparecem juntos. As principais conjunções do mês ocorrerão nos dias 2 e 28 de março, entre Júpiter e Vênus e entre Lua e Marte, respectivamente.
Aplicativos de mapas celestes como o SkyMap, Carta Celeste e Stellarium são ótimos aliados para guiar a observação celeste, tanto a olho nu quanto com auxílio de binóculos e telescópios.
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de março de 2023
02/03: Conjunção entre Júpiter e Vênus
07/03: Lua Cheia
14/03: Lua em Quarto Minguante
20/03: Equinócio de Outono
21/03: Lua Nova
24/03: Ocultação lunar de Vênus
28/03: Conjunção entre Lua e Marte
28/03: Lua em Quarto Crescente
Céus limpos e boas observações!
Fonte: TecMundo