• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Assembleia de Minas define nomes de deputados para comissões

Redação1 de março de 20233min0
almg-9457283745
Votações para presidente e vice de cada colegiado devem ocorrer nas primeiras reuniões

Os nomes dos deputados que vão compor as comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram lidos no Plenário nesta terça-feira (28). O presidente e vice-presidente de cada uma das comissões serão oficializados nas primeiras reuniões, em escolha protocolar, já que as costuras vem sendo feitas pelos deputado nas últimas semanas.

O governador, Romeu Zema (Novo) terá aliados à frente das comissões mais disputadas, como a de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos da casa, Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) e de Administração Pública (APU). As três têm maioria dos integrantes ligada à base do governo.

O líder de governo, Gustavo Valadares (PMN), destacou que as prioridades neste início de mandato são “o projeto que tira da Polícia Civil a gestão do Detran, que trata da autorização para a venda da Codemig e a aprovação da reforma administrativa”.

Já a oposição, formada por deputados de partidos de esquerda, terá maioria nas comissões de Educação, Direitos Humanos, Cultura e Participação Popular.

A deputada Lohanna França (PV) entende que a oposição conseguiu manter a prioridade, mesmo não conquistando os espacos que queria.

“São comissões fundamentais para barrar o avanço da política privatista e a ideia de vender e lotear o Estado de Minas que o governador Romeu Zema tenta fazer. Gostaríamos de ocupar mais espaço, mas dentro do que nos coube, vamos conseguir fazer a diferença”, avaliou.

A disputa pelas comissões da Assembleia ficou mais acirrada após o acordo para a candidatura única que levou o deputado Tadeu Martins Leite (MDB) à Presidência da Assembleia.

Como o governo de Minas abriu mão de candidato próprio na disputa pouco antes da escolha de Tadeuzinho, o emedebista já avalia fechado acordos com aliados e faltou espaço para negociações.

Com a maioria nas principais comissões da casa, Romeu Zema deve ter um segundo mandato com uma resistência menor aos projetos de interesse do governo que tramitam na Assembleia.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *