Por que o prazo para declarar IR mudou? Qual a vantagem de entregar no 1º dia?
A entrega da declaração de Imposto de Renda começa, geralmente, no primeiro dia de março e é feita até o último dia de abril. No entanto, neste ano, o prazo para remeter as informações referentes aos rendimentos de 2022 para a Receita Federal começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio.
O que muda neste ano é a declaração pré-preenchida. De acordo com a Receita, o objetivo do novo prazo é permitir que desde o início da entrega todos os contribuintes já possam usufruir dessa modalidade. Como a maioria das informações disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preenchida chegaram à Receita Federal no final de fevereiro, foi necessário um prazo maior para a consolidação dos dados.
A Receita tem dado atenção à declaração pré-preenchida pois essa modalidade proporciona menos erros e “maior comodidade ao contribuinte”. Ao acessar o documento, o cidadão já encontra um compilado de informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente nos Programas Geradores de Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023, sem a necessidade de digitação. Daí, ele precisa somente conferir os dados.
No ano passado, a entrega também foi prorrogada, mas por outro motivo: a preocupação eram os efeitos da pandemia da Covid-19, pois alguns órgãos e empresas ainda não estavam com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.
Por que entregar cedo?
Quanto mais cedo entregar a declaração de Imposto de Renda, mais cedo o contribuinte receberá a restituição. Além disso, neste ano, após os grupos prioritários para receber a restituição (veja lista abaixo), a Receita dará prioridade a quem utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix, chave CPF(única permitida).
Têm prioridade na restituição:
- contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos
- contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos
- deficientes e portadores de moléstia grave
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Confira as datas em que serão pagas as restituições:
31/5 – Primeiro lote
30/6 – Segundo lote
31/7 – Terceiro lote
31/8 – Quarto lote
29/9 – Quinto e último lote
Vai declarar Imposto de Renda pela primeira vez? Nós preparamos um guia com dez passos para responder todas as suas dúvidas.
Fonte: O Tempo