Audiência pública debate tarifa da Cemig, que pode aumentar quase 12% em maio
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza, nesta sexta-feira (17), uma audiência pública para debater a revisão tarifária da Cemig, que começará a valer a partir do dia 28 de maio. A proposta da agência é reajustar em 11,98% as tarifas para os consumidores residenciais. Em média, considerando também o uso industrial, por exemplo, o aumento na tarifa pode ser de 10%.
A audiência receberá membros da sociedade civil e representantes de setores da economia para debater o valor, e é um rito obrigatório antes da decisão final da agência, que será tomada no dia 23 de maio, em reunião da diretoria. Aberta ao público, a audiência desta sexta ocorre no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), na avenida do Contorno, 4.456, bairro Funcionários, a partir das 9h.
Em outra frente, as contas de luz de março já trouxeram de volta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre toda a tarifa, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Cemig, o impacto para o consumidor é de aproximadamente 11%.
Fonte: O Tempo