Turismo em Minas cresce o dobro do PIB nacional com previsão de novos recordes para 2023
Minas Gerais teve a maior participação entre os Estados no PIB brasileiro nas duas últimas décadas, cerca de 9,3%, ou seja, um volume de aproximado de R$ 925 bilhões. Os dados são de um levantamento da Fundação João Pinheiro (FJP) relativo a 2022. A causa desse bom desempenho está diretamente ligado ao crescimento do setor de serviços, com destaque para o turismo.
Os números corroboram com os divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta, a partir do Produto Interno Bruto (PIB), o setor de serviços como o segmento que mais cresceu no país: 4,2%. Já Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta o turismo como um dos principais responsáveis por alavancar o PIB, que registrou aumento de 2,9% em 2022.
Esse cenário positivo coincide com os dados observados em Minas Gerais. De acordo com a CVC, uma das mais operadoras de viagens do país, o Estado recebeu 78.419 passageiros em 2022, um aumento de 4,9% em comparação com o ano anterior. Soma-se a isso o crescimento apontado também em 2022 no fluxo de pessoas no desembarque aéreo, que cresceu 41,7% em comparação a 2021.
Aumento de turistas
Para 2023, a operadora espera um crescimento de 5% no número de turistas que viajam a Minas Gerais. Só no período de Carnaval, foram 11,6 milhões de pessoas, o quarto maior público entre os destinos de folia no país. Minas ainda alcança o segundo lugar entre os destinos mais procurados no Brasil, de acordo com levantamento feito IBGE em parceria com o Ministério do Turismo.
Para Sérgio de Paula e Silva, subsecretário de Turismo de Minas Gerais e um dos coordenadores do Observatório de Turismo, ferramenta que monitora o segmento, a expectativa é de novos recordes em 2023. “Começamos o ano bem com o Carnaval, o maior de nossa história. Faremos o lançamento de outras políticas para continuarmos com esse crescimento”, declara.
Aumento de diárias
Outro dado divulgado pela CVC é em relação ao aumento do número de “room nights”, que leva em consideração o número de diárias vendidas. A operadora estima que, em 2023, Minas Gerais tenha 144 mil “room nigths”, um acréscimo de 9% em comparação com o ano passado.
Na comparação entre 2021 e 2022, o indicador já havia aumentado 2,5% na operadora de viagens. Isso significa que não apenas mais pessoas estão visitando o Estado, mas que elas estão permanecendo por mais tempo.
O levantamento mostra ainda um crescimento do turismo de negócios. Da totalidade de viagens de 2022, 55% foram para essa finalidade. A maioria do público corporativo (60%) comprou passagens na mesma semana de embarque, enquanto outros 40% ficaram uma ou duas noites.
Lazer e negócios
Segundo a CVC, o público que veio viaja a lazer, 45% programou a viagem e permaneceu por um mais tempo. Cerca de 40% adquiriu pacotes com mais de 60 dias de antecedência e, desse número, metade reservou hospedagem para duas ou três noites pelo menos.
Os principais destinos vendidos pela empresa foram Belo Horizonte e região metropolitana; as cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes, São João del Rei e Diamantina; Araxá, destinos da serra da Mantiqueira e Poços de Caldas. Entre os destinos emissores para essas regiões estão São Paulo (30%), Belo Horizonte (8,95%), Santo André (4,6%), Campinas (3,57%) e Rio de Janeiro (2,97%).
Fonte: O Tempo