• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Medicina no III Milênio – por Antero Costa Filho

Redação30 de março de 202310min0
Dr Anteroficial
Arte / Ciência / das evidências

Finalmente a Ciência se aproxima de Deus, demonstrando objetivamente   pela ressonância nuclear magnética funcional (RNMf) do cérebro, o chamado:

Ao ouvir, escutamos.
Ao ver, enxergamos.
E, antes de falar, consultamos o ‘coração’. Intuição.

É uma região cerebral responsável pelos “sentimentos” e “pensamentos”, que são propriedades do nosso comportamento encoberto.

Nosso cérebro (86 bilhões de neurônios em rede neuronal) é responsável pelo funcionamento da “Máquina Biológica” (corpo / mente / alma), dentro de limites flexíveis, que chamamos de normalidade. Utiliza o eixo Neuro-Imuno-Endócrino que produz os “neurotransmissores” responsáveis pelas trocas de informações entre os neurônios.

Século XXI.              Hoje a membrana das células, por onde chegam as informações, é considerada o “Coração da Célula”. A complexidade da rede neuronal só é comparável ao Universo = “Deus” por sua anatomia e função. Pouco ou nada sabemos do Universo! Mas percebemos que estamos conectados uns com os outros e com todo o Universo.

A ‘Máquina Biológica’ beira a perfeição, e a “Máquina Mecânica” (robô) é produto da primeira. Esta veio nos complementar somando as inteligências (natural +artificial)! A ciência cresce em caráter exponencial, graças a esta desejada união de “forças”.

Inegáveis progressos da medicina do III milênio:
• por algoritmos (nos diagnósticos),
• por cirurgias robóticas (nos tratamentos),
• pela fármaco-genômica (medicamentos personalizados)
• pelas evidências informações coletadas mundialmente
• etc… Mas!

Como um retorno às origens, a “Medicina arte” vai ser cada vez mais valorizada, dando atenção ao paciente / familiares, tendo diálogos assertivos (predomina verdades e respeito mútuo), enxergando e escutando o paciente que pede ajuda e tendo compaixão / misericórdia, etc… Vamos ‘modular’ quem nos procura, trabalhando positivamente seus Sentimentos (emoções) e seus Pensamentos .

É a valorização do diálogo assertivo médico-paciente e humanização da nossa profissão, dando atenção, carinho, amor ágape, escutando, enxergando e colocando um sorriso no nosso diálogo.

Apenas 25% dos pacientes de consultório, no mundo todo, necessitam de exames sofisticados. Os demais 75%, necessitam ser escutados, enxergados, da nossa atenção, conhecimentos e gerenciamento das suas emoções e dos seus pensamentos. Precisam de aprender a utilizar seu tempo com leveza, liberdade e dando cor a sua vida.

Não passe pela vida em branco e preto. Aprenda a amar, perdoar e agradecer!

São as mágoas, raivas, medos, ameaças, traições, rancores, invejas, as vinganças, o não perdoar, etc… São cargas muito pesadas que carregamos nas costas, como opção de vida. Acorde! Toda escolha tem consequências imediatas e tardias.

Gerencie suas emoções, module positivamente seus pensamentos e troque suas cargas por: “Pensamentos positivos” e “Sentimentos nobres…” Amor ágape, atenção, perdão, etc… e seja livre / leve / solto ao vivenciar a vida compartilhada.

O aqui-agora é a única realidade: o Presente!

Cada vez mais seremos substituídos pelos robôs, …menos no olhar sincero de compaixão, no contato físico do abraço carinhoso, nos apertos de mãos, nos ‘tapinhas nas costas’ e nos beijos carinhosos e amorosos.

Esta será a função dos profissionais da saúde, nos ensinando a vivenciar a vida no aqui-agora, com felicidade, paz de espírito, liberdade, bem-estar geral, leveza, alegria de viver, etc. Tudo compartilhado com nossos semelhantes, que como sabemos, são diferentes de nós, e merecem nossa atenção, amor ágape, perdão / respeito / gratidão / compaixão e misericórdia.

Ironicamente, “Profissionais da Saúde”, trabalham com as doenças. Felizmente estamos de volta à saúde, nos prevenindo das doenças, sem custos, apenas valorizando e agradecendo as dádivas divinas…

• Sono reparador e com paz de espírito
• Horários regulares para tudo, com flexibilidade
• Atividade física com a máquina biológica
“Faça do alimento seu remédio” + Sol /Ar /Água
• Divirta-se / cante / dance / dê gargalhadas (com amigos)
• Ame o suficiente, permita-se ser amado
• Sempre coloque um sorriso no seu olhar
• Enfim, cuide da “Máquina Biológica” (corpo / mente / alma)
• Seja grato por tudo, perdoe e peça perdão.
• Gerencie suas emoções… adquira o hábito de meditar!

“Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência”. Vença-o com um olhar neutro, com o poder do silêncio e com o desprezo, afastando-se dele.

Você gerenciou positivamente suas emoções, valorizando-se diante do evento! Somos o que sentimos / pensamos / falamos / fazemos.

Comportamento humano.

Ciência e Caridade (1897) Pablo Picasso

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *