Caoticidade dos casos de dengue gera pânico em cidades do Sul de Minas
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já foram confirmados 18,6 mil casos da doença este ano na região, ultrapassando os 15,3 mil casos registrados em todo o ano de 2022.
O levantamento mais recente da SES-MG, que inclui os dados até 4 de abril, mostra que o ano de 2023 já possui 3,3 mil casos a mais confirmados do que o ano passado. As cidades com maior incidência de dengue na região são Passos, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Lavras.
Passos é a cidade com mais casos confirmados, com 8,4 mil registros e três mortes pela doença. Em segundo lugar, São Sebastião do Paraíso tem 2,4 mil casos confirmados e uma morte. Itaú de Minas, em terceiro lugar, registra 1,8 mil casos, enquanto Lavras contabiliza 957 casos confirmados e dois óbitos por dengue, além de um óbito por chikungunya.
Diante desse cenário, é fundamental que as autoridades e a população intensifiquem as medidas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Entre as ações recomendadas estão a eliminação de criadouros do mosquito, como acúmulo de água parada em recipientes, e a adoção de medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e telas nas janelas.
Entre as 10 cidades com mais casos confirmados está Carmo do Rio Claro, com 299 casos até o momento. A cidade ultrapassou Varginha, com 221 casos.
Fonte: Portal Onda Sul