• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Ansiedade / Depressão – ” Insônia ” – por Antero Costa Filho

Redação13 de abril de 202311min0
Dr Anteroficial
.

Ansiedade disfuncional e Depressão podem causar Insônia; o oposto é verdadeiro; distúrbios do sono podem desencadear e/ou agravar sintomas ansiosos e depressivos.

São disfunções mentais coexistentes, comuns, percorrendo via de mão única, merecendo nossa atenção pelo potencial lesivo de toda a “Máquina Biológica”, se não tomamos providências adequadas, oportunas, eficientes e eficazes.

A ansiedade natural é aquela que dá colorido e sentido às nossas vidas. É o frio na barriga, o coração que dispara e a falta de ar, o suor frio etc… Surge no primeiro encontro amoroso, primeiro beijo na pessoa amada, no dia do casamento, primeiro dia de trabalho, primeiro discurso público, etc… É o medo do desconhecido, do imprevisível, do imponderável, e de tudo que nos surpreende! Dá o colorido às nossas vidas, ao fazer parte do dia a dia.

“Tristeza ‘não tem fim’, felicidade sim.” Contrariando o que pensamos, tristeza tem fim! É apenas um sintoma, que pode fazer parte da síndrome da doença depressiva.

Tanto a ansiedade patológica como a depressão, são comorbidades que levam à insônia e sofrem com a insônia. Criam ciclos viciosos que devem ser combatidos.

Ansiedade patológica, assim como a natural se devem a descargas de adrenalina (produzida na glândula supra renal). Diferenciam pela intensidade, frequência e comprometimento físico / mental / social. Uma seria a doença, enquanto a natural apenas um sintoma, que passa.

Sinais / sintomas (variados e variáveis)

• Insônia
• Irritabilidade / agressividade
• Preocupação crônica……..PENSAMENTOS NEGATIVOS
• Cansaço mental e físico………………………..ESTAFANTE
• Isolamento social ………………………………SOFRIMENTO
• Crises ansiosas…………………..VARIADAS E VARIÁVEIS
• Crise de pânico ………………………..“MÁXIMO DA CRISE”
• Desconcentração / Desatenção
• Dores pelo corpo, no peito e cefaleia
• Taquicardia / Dispneia
• Mal-estar geral / perda qualidade de vida / infelicidade
• Desarranjo gastrointestinal (vômitos / diarreia)
• Sensação de morte iminente
• Etc…

Tensão, medo, apreensão, intranquilidade, dificuldade de concentração, irritabilidade, agressividade, perda de foco, insônia (dificuldade para dormir).
Hiperatividade neurovegetativa com (respiração curta e superficial, sufocação, palpitações ou aumento dos batimentos do coração, mãos frias e suadas, boca seca, tontura, enjoo, diarreia, gases, calafrios, rubores (vermelhidão no rosto), necessidade de urinar mais vezes, dificuldades de engolir, mudanças no tom de voz, etc.), resultando em manifestações corporais variadas e variáveis.

A ansiedade é um “Estado psíquico natural” (individual) que é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo.

No entanto, ela tem sido definida, de maneira geral, como um “Estado emocional desagradável” acompanhado de desconforto físico e que, geralmente, possui relação com o medo.

• Pré pandemia ,  20 milhões de ansiosos no Brasil
• Pós covid19,      85 milhões de brasileiros!

Com sofrimento levando uma vida de isolamento e ……………………….“Evitação”

O que ajuda a controlar a ANSIEDADE?

Nossa ‘Saúde Mental’ é um tema complicado, complexo, quando falamos em diagnóstico e tratamento. “De médico e louco todo mundo tem um pouco.” Apesar de ser um assunto proibido, um tabu, ou seja, censurado, o ser humano adora dar palpites.

Ansiedade, depressão e distúrbios do sono, caminham de mãos dadas, perturbando o ser humano desde sempre.

Ansiedade e depressão são entidades clínicas diferentes, com alguns sintomas em comum, como também seus tratamentos. É o bom-senso entre a razão e a sabedoria que define nossa abordagem do tema!

Psicoterapias com poder curativo, e/ou Psicotrópicos com poder paliativo (sintomas), porém eficazes a curto prazo. …

Num mundo globalizado, instantâneo ou imediatista, negativamente competitivo, corrupto, cruel e surpreendente, somos vítimas conscientes ou não das ‘desinformações midiáticas’, tendenciosas e assim, não confiáveis. Sábios mudam de opinião. Imbecis preferem ter razão a serem felizes.

O diagnóstico é clínico! Sendo assim, fruto do diálogo assertivo entre médico-paciente-familiares. Esta é a maior dificuldade!
• Não existem biomarcadores!

Conforme a gravidade ‘das coisas’ (ansiedade / depressão), casos leves podemos resolver com Psicoterapia e se necessário incluir medicamentos psicoterápicos. Casos graves podem e devem receber medicamentos Psicotrópicos, para depois complementar com a psicoterapia; que tem potencial de cura.

A escolha é personalizada, pois a curto e longo prazo teremos as consequências da idiossincrasia (predisposição individual à influência de agentes externos (medicamentos) ao organismo).

Medicina baseada em evidências (principais diretrizes médicas do mundo) tratam a Insônia presente em indivíduos ansiosos e depressivos, exclusivamente com medicamentos, apesar de termos consciência do maior risco e menor eficácia evidentes no médio e longo prazo.

A hipocrisia humana pode ser comparada ao Universo, que pouco ou nada conhecemos!

O padrão-ouro (primeira linha) seria a ‘Terapia cognitivo comportamental’ para insônia (TCC-i); ‘cura pela palavra’, como abordagem inicial nos distúrbios do sono.

A saúde física /mental /social, está intimamente relacionada ao ‘Sono Reparador’, ou de qualidade, variado e variável ao longo de nossas vidas, aos diversos contextos e contingências.

Ansiedade / Depressão / Insônia são queixas prevalentes nos consultórios médicos, ou entre os seres humanos em conversas informais. Esta prevalência bate recordes mundiais anuais, entre jovens… …como também recordes nas vendas de drogas lícitas (medicamentos) hipnóticas, ansiolíticas e antidepressivas.

O cenário é preocupante!
A combinação da ansiedade /depressão /insônia tem poderes catastróficos entre os jovens em particular, e toda a população usuária de psicotrópicos.

Qualquer usuário deve ter consciência dos efeitos colaterais, das síndromes de abstinências, seguindo rigorosamente a orientação médica, baseada no rigor da ciência farmacológica.

 

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *