• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Vacinação contra a meningite será ampliada até julho, confirma Governo de Minas

Redação27 de abril de 20234min0
vacina_covid_a5a84e45e6_o
Imunização iria até domingo (30), mas foi ampliada até o fim de julho; população com 16 anos ou mais que não foi vacinada pode receber imunizante

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou, nesta quinta-feira (27), a ampliação da vacinação contra a meningite para a população com 16 anos ou mais. A campanha, que iria até este domingo (30), foi ampliada até o dia 30 de julho.

Segundo nota da Secretaria de Saúde, a ampliação é uma estratégia temporária orientada pelo Ministério da Saúde. A vacina meningocócica C deve ser aplicada na população com 16 anos ou mais que ainda não tenha sido imunizada. Normalmente, essa vacina é aplicada em bebês com 3 a 5 meses de vida, além de uma dose de reforço aos 12 meses.

A SES-MG informou que a ampliação é motivada pela “importância da ação e pela intensa procura pela vacina registrada nos últimos dias.” O Governo de Minas informou que já solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas doses da vacina Meningocócica C. Os municípios devem calcular a demanda de imunizantes e solicitar os lotes de vacinas para a Secretaria de Saúde “para assegurar a disponibilização da vacina para a população”.

Além do público-alvo ampliado pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a meningite é disponibilizada de acordo com as seguintes estratégias:

– No esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas poderão ser vacinados até os 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias;

– Nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE);

Para fins de cobertura vacinal, não é considerado o público ampliado e sim a população que na rotina tem direito à vacina.

Mudanças

A ampliação da campanha de vacinação contra a meningite valia apenas até domingo (30). A partir de maio, o imunizante seria administrado em jovens com idade entre 5 e 10 anos que não foram vacinados e também em trabalhadores da Saúde. Essa fase da campanha ficaria ativa até o fim de julho.

Nesta quinta-feira (27), moradores de Belo Horizonte reclamaram da falta de doses contra a meningite em postos de Saúde. O diretor de promoção à saúde e vigilância epidemiológica da Prefeitura, Paulo Roberto Corrêa, explicou que a falta das doses é causada pela ampliação do público.

No início da tarde, apenas quatro postos de saúde estavam aplicando a vacina. Horas depois, o número caiu para um. No início da noite, a prefeitura confirmou que encerrou a vacinação do público acima de 16 anos. Segundo o Executivo, a vacinação de profissionais da saúde e crianças e adolescentes segue até julho.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura e aguarda retorno.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *