MG aplicou apenas 37% das vacinas contra a gripe disponíveis
Das 6,5 milhões de doses da vacina contra a influenza recebidas por Minas Gerais, apenas 2,4 milhões — aproximadamente 37% — foram aplicadas. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pelo governo estadual. O fim da campanha de imunização está previsto para 31 de maio.
Desde 12 de maio, está liberada a vacinação de pessoas de qualquer idade, exceto crianças com menos de 6 meses. Antes da ampliação, a campanha era destinada aos grupos prioritários, que incluem idosos, crianças, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, entre outros.
A imunização é a forma mais eficaz de se evitar casos graves e mortes por influenza, vírus causador de doenças respiratórias como a gripe. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor no corpo, tosse, coriza e fadiga.
“As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Josianne Gusmão.
“Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação. Cada município tem autonomia para implementar estratégias de vacinação em seu território”, completou.
Fonte: O Tempo