• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Governo de MG vai pagar em julho adicional da educação congelado na pandemia; veja quem recebe

Redação21 de junho de 20233min2
educacao - reproducao pixabay
Adicional de Valorização da Educação Básica concede 5% de aumento aos servidores a cada cinco anos trabalhados

A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais vai pagar em julho, referente a folha do mês de junho, o Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) que estava congelado devido ao período da pandemia, entre maio de 2020 e dezembro de 2021. “São 53 mil servidores que vão receber o Adveb já no próximo pagamento”, afirmou nesta o secretário Igor Alvarenga nesta quarta-feira (21)

O Adveb é o acréscimo de 5% ao salário-base dos servidores a cada cinco anos trabalhados. Segundo o governo Zema, 25 mil servidores vão receber o primeiro benefício e outros 29 mil serão contemplados com o segundo Adveb. No total, isso significa que o governo vai gastar R$ 134 milhões por ano para pagar os adicionais.

A lista completa dos servidores contemplados pode ser conferida neste link

Entenda o congelamento

Durante o enfrentamento à Covid-19 em 2020, o Congresso Nacional aprovou o envio de recursos financeiros federais para ajudar estados e municípios. Uma das contrapartidas, no entanto, foi que o tempo trabalhado pelos servidores não fosse contabilizado para o pagamento dos adicionais

O Congresso Nacional já havia aprovado em 2022 a contabilização do período congelado na pandemia para os servidores estaduais e municipais da saúde e da segurança pública. Porém, o governo de Minas vinha sustentando que não podia contabilizar o período para os demais servidores devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal em 2021.

O cenário mudou após a ALMG incluir a autorização expressa na reforma administrativa aprovada em abril para que isso ocorresse. Em maio, a Advocacia-Geral do Estado mudou seu entendimento e autorizou a contabilização do tempo trabalhado entre maio de 2020 e dezembro de 2021.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

2 comentários

  • Celio reis

    23 de junho de 2023 at 15:09

    Ele tinha era de criar vergonha e pagar o piso que deixou de par o ano passado de 37% E O DESSE ANO ATÉ AGORA NADA.

    Responder

  • Isabel Cristina

    23 de junho de 2023 at 21:03

    e os pais e mulheres de outras profissões todos ficaram no prejuízo isso é certo quantas coisas erradas nesse país só no Brasil mesmo temos dívidas até hoje servidores receberão seu salário certo e dona de casa cadê isso tá tudo errado

    Responder

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *