Plano Safra 2023/2024 com foco na sustentabilidade
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciam na próxima terça-feira (27), às 10h, em Brasília, o Plano Safra 2023/2024. Trata-se da principal política pública para o financiamento da agricultura brasileira
O que já se sabe sobre o Plano
- O primeiro Plano Safra da atual gestão irá estimular a produção sustentável de alimentos e a agropecuária com baixa emissão de carbono. A ideia é que os produtores que adotarem práticas sustentáveis possam ter melhores condições de financiamento.
- Que o aporte deverá ser maior. Em maio, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, informou que estava trabalhando por um Plano Safra mais robusto que o do ano passado que ofereceu aportes de R$ 340,88 bilhões.
- Que haverá novas modalidades de crédito. Na ocasião, ele se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para debater o assunto e, na sequência, eles anunciaram que novas oportunidades de crédito, como a liberação de recursos, em dólar, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), poderia ser uma forma paralela ao sistema de liberação de recursos pelo governo. “Estamos intensificando a busca por mecanismos como esse para permitir que o mercado financie a agropecuária sem que haja, necessariamente, a participação do Tesouro”, disse Haddad, à época.
O que falta saber?
- De quanto será o aporte
- Como os produtores adeptos de práticas sustentáveis terão melhores condições de financiamento e se será necessário apresentar um documento de comprovação das práticas.
CNA apresentou dez pontos prioritários
O presidente da Confederação da Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, apresentou ao ministro Carlos Fávaro, dez pontos considerados prioritários para o próximo Plano Safra, com foco no aumento e garantia de recursos e na redução e equalização dos juros, entre outros.
Segundo ele, a preocupação dos produtores “vai muito além do volume de crédito rural para a próxima safra, incluindo itens estruturantes da política agrícola que precisam melhorar para atender o produtor rural, para além da conclusão do plano safra vigente”.
Entre as reivindicações da CNA está o fomento às linhas de crédito públicas ou privadas para promover a agricultura regenerativa.
O evento será transmitido pelo canal do Mapa no YouTube.
Serviço
Lançamento do Plano Safra 2023/2024
Data: 27 de junho
Hora: 10h
Local: Salão Nobre do Palácio do Planalto
Fonte: Itatiaia