• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Cerca de 800 pessoas passaram pela 2ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Muzambinho

Redação1 de julho de 202311min0
ezgif-4-992b7d2668
Cerca de 800 pessoas passaram pelo Poliesportivo do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, durante a 2ª Feira de Educação, Ciência e Tecnologia (FECT-MUZ), na última quarta-feira, 28 de junho de 2023.

A feira foi criada em 2022 e é um espaço que visa estimular o interesse pelo desenvolvimento de trabalhos e práticas educacionais, científicas e tecnológicas entre os jovens da educação básica das escolas pertencentes ao Município de Muzambinho e cidades do entorno. Visa, também, engajar professores e futuros professores na aplicação de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Escolas e estudantes participantes

Na categoria “Educação Básica”, foram apresentados 93 trabalhos de nível fundamental (8° e 9° anos) e médio/técnico, por 113 estudantes de 6 escolas diferentes:

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho
Escola Estadual Alice Autran Dourado – Guaranésia
Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães – Cabo Verde
Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida – Muzambinho
Escola Estadual de Milagre – Monte Santo de Minas
Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães – Arceburgo

Comissão Científica

A comissão científica foi constituída por cerca de 58 avaliadores do campus Muzambinho e convidados externos, que buscaram compreender itens importantes dos trabalhos apresentados, tais como o problema que motivou a pesquisa, o objetivo, materiais e métodos utilizados para desenvolver o trabalho, resultados alcançados, perspectivas futuras, o impacto do trabalho para a comunidade e a disposição e empolgação dos alunos autores durante a apresentação!

Fect em números e seu impacto local

Para a professora Juliana Cristina dos Santos, uma das organizadoras, “o evento também é uma oportunidade para aproximar o campus Muzambinho das escolas públicas e privadas, bem como estreitar importantes parcerias com instituições e empresas que acreditam no potencial transformador da educação e da ciência entre os jovens da nossa região”.

A professora ainda destacou o avanço do evento em relação à 1ª Edição, ocorrida em 2022.
O número de trabalhos apresentados subiu de 27 para 93.
E o número de escolas envolvidas aumentou de 3 para 6.
O número de escolas visitantes também foi ampliado de 5 para 8.

Segundo a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que atua na organização da feira junto à profa Juliana, “mais que um evento, essa feira de ciências é um movimento importante, iniciado em 2022, e que vem somar às demais ações de valorização, alfabetização e popularização da ciência realizadas pelo campus Muzambinho envolvendo os jovens cientistas do campus e da região”.

As professoras destacaram, ainda, que possuem como meta transformar a FECT-MUZ em uma feira associada à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP (FEBRACE), um das principais e mais relevantes do país, bem como outras feiras de impacto regional, tal como a Feira Mineira de Iniciação Científica. Isso possibilitará aos estudantes participantes da FECT-MUZ vagas diretas nas feiras maiores a fim de levarem os resultados de seus trabalhos para um âmbito regional, nacional e internacional, trazendo novas experiências e impacto positivo à formação dos mesmos.

Escolas Visitantes

Além dos estudantes autores, professores orientadores e coorientadores, avaliadores e parceiros, cerca de 500 estudantes de escolas de Muzambinho e cidades vizinhas se inscreveram para o momento de visitação da feira.

Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães –  Cabo Verde/MG
Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida –  Muzambinho/MG
Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães –  Arceburgo/MG
Escola Estadual Professor Caio Albuquerque –  Nova Resende/MG
Escola Estadual Padre Luiz Moreno – Nova Resende/MG
Estadual Alice Autran Dourado – Guaranésia/MG
Escola Estadual Cesário Coimbra –  Muzambinho/MG
Apae de Muzambinho

Ações realizadas pelos cursos superiores

Além dos trabalhos apresentados, os visitantes puderam conhecer os trabalhos de prática docente realizados pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, que concorreram em uma categoria especial da feira, bem como puderam interagir com projetos de extensão conduzidos por estudantes envolvidos com o Museu da Veterinária, o Espaço Maker e o Laboratório de Enfermagem. E, antes da premiação, acompanharam um momento musical, também conduzido por estudantes do campus com apoio do Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Arte (SELCA).

Novidade: parceiros institucionais

Em 2023, a feira trouxe uma novidade: o credenciamento de instituições parceiras por meio de uma chamada pública compartilhada no site do campus. Tais instituições indicaram representantes que atuaram como avaliadores de trabalhos e tiveram que indicar um trabalho destacado para receber o certificado de honra ao mérito.

Segundo a profa Aracele, “essa estratégia, inspirada na parceria da FEBRACE junto às associações científicas nacionais e internacionais, visa ampliar o número de trabalhos reconhecidos, bem como estreitar a parceria entre a comunidade externa e o meio acadêmico, tendo o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho como interlocutor”.

Sicredi das Culturas AgroPay:Inovação na Gestão de Pagamentos de Funcionários Rurais (5A)

Autoria: Gustavo de Sousa Zimmermann e Prof. Paulo César dos Santos

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Associação dos Apicultores de Muzambinho e Região (APIMUZ) GreenForce:Software em prol da Amazônia (24A)

Autoria: Simone Alcantara Coelho E Prof. Paulo César dos Santos

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

MilBr Programação de Arduino com auxílio de Inteligência Artificial (41)

Autoria: Alex Sander Gomes dos Santos, Karen Aparecida Salles, Ryan Felipe da Silva e Prof. Francisco Antônio de Oliveira

Escola Estadual de Milagre – Monte Santo de Minas

Sicoob Agrocredi Teen Finanças (52B)

Autoria: Rosiene Vívian Silva Santos e  Prof. Paulo César dos Santos

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Emater Lipídio e proteína da soja com a proteína Harpin sob diferentes adjuvantes e bombas costais

Autoria: Matias Falcucci Lemos Bueno Borges e Profa. Ariana Vieira Silva

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Grupo Amor Azul de Muzambinho Engajamento e Diversidade: um projeto de pesquisa e intervenção na realidade (pós) pandêmica na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida (18)

Autoria: Pedro Gustavo da Silva Fernandes de Oliveira, Taynara Dias de Moraes Tavares, Evellyn Cristina de Ávila e Profas Rosana Maria Bueno e  Adriana Aparecida Gonçalves da Silva Maltarolli

Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida –  Muzambinho

Wizard Escola de Idiomas Acessibilidade e Inclusão, possibilidade ou utopia? Relatos de uma estudante (03)

Autoria: Augusta Cassia Schwtner David Ronquini, Mirella de Fátima Silva Ramalho

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Bistrô Chef Lau Comer bem, de tudo, mas sem glúten (12A)

Autoria: Geovana Rodrigues Rocha e Prof. Paulo César dos Santos (12A)

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Trabalhos Premiados – Educação Básica

Os 3  primeiros trabalhos receberam medalhas e brindes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho

Posição Alunos Autores Orientadores/Coorientadores Nome da Escola Título do Projeto
1° Lugar Vinicius Assis Gonzaga, Emanuel Silvério de Lisboa, Lohanna Eduarda Aparecida Torres Ariana Vieira Silva IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho Parâmetros de crescimento do milho forrageiro com diferentes doses de nitrogênio em sucessão ao tremoço branco (36)
2° Lugar Pedro Gustavo da Silva Fernandes de Oliveira, Taynara Dias de Moraes Tavares, Evellyn Cristina de Ávila Rosana Maria Bueno, Adriana Aparecida Gonçalves da Silva Maltarolli Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida – Muzambinho Engajamento e Diversidade: um projeto de pesquisa e intervenção na realidade (pós) pandêmica na Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida (18)
2° Lugar Marco Antonio Marcelino, Gabriel Henrique Firmino da Silveira Lucas Ademar de Paiva, Antonio Marcos de Souza Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães – Arceburgo Resíduos Eletrônicos como possibilidade de uso em experimentos físicos (47)
3° Lugar Felipe Antony Baquião Avelar Paulo César dos Santos IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho EnKrypto – Gerenciador de Senhas (19a)

Texto: FECT
Fotos: ASCOM – Campus Muzambinho

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *