Apicultores de Minas Gerais se unem preocupados com a mortalidade de abelhas e buscam proibição do inseticida Fipronil
No dia 10 de julho de 2023, apicultores de diferentes regiões de Minas Gerais se reuniram com o Secretário Estadual da Agricultura, Thales Almeida Pereira Fernandes, com o objetivo de discutir a proibição do uso do inseticida Fipronil no estado. Esse inseticida tem sido apontado como o principal responsável pela mortalidade de abelhas em todo o mundo.
Durante a reunião, os apicultores expressaram sua preocupação com a alta taxa de mortalidade de abelhas nas últimas temporadas e fizeram um apelo para que todos os apicultores se unam nessa luta em prol da sobrevivência das abelhas. Rubens de Castro, um apicultor de Muzambinho, esteve presente no encontro e gravou um vídeo no qual os apicultores reforçam a importância da união em torno desse tema.
Estudos e testes realizados já comprovaram que o uso do inseticida Fipronil tem sido a principal causa da mortalidade das abelhas em Minas Gerais e em todo o mundo. Em países como Vietnã, Uruguai e África do Sul, essa substância já foi proibida após pesquisas que demonstraram sua letalidade para as abelhas.
O projeto de lei que proíbe o uso do Fipronil no estado de Minas Gerais já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora segue para votação em plenário pelos Deputados Estaduais, onde já contam com apoio. Os apicultores solicitaram o apoio do Secretário Estadual da Agricultura para que ele sensibilize os deputados e contribua para a aprovação do projeto.