• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

INSS em Minas detalha como vai funcionar programa para reduzir fila de espera de pedidos de aposentadoria

Redação26 de julho de 20232min0
aposentadoria-inss-aposentado-450287439043
Medida já está em vigor desde a última sexta-feira (21)

Com um déficit grande no número de servidores e com uma fila enorme de espera de demandas paradas de pedidos de aposentadorias, pensões e perícias, o INSS resolveu implementar um trabalho extra remunerado para os funcionários na tentativa de reduzir o problema.

O servidor que quiser participar receberá entre R$65 e R$75 por cada pedido analisado. A medida já está em vigor desde a última sexta-feira (21) e a expectativa é que o impacto seja grande na redução da fila de espera, que hoje tem cerca de 1, 8 milhão solicitações aguardando análise.

O superintendente regional do INSS, Thiago Albertoni Prata, detalha como funciona esse programa de trabalho extra. “A análise é voluntária. Então, aqueles servidores que quiserem fazer uma análise extra trabalho serão bonificados. Isso vale também pra peritos médicos que, hoje, vão analisar perícias remotamente e, também, para serviço social do INSS”, explicou.

A fila do INSS é feita de forma cronológica. “Então, nós temos requerimentos muito antigos que fazem esta soma de requerimentos represados”, informou. Thiago afirma que a expectativa da medida provisória é a redução drástica da fila nos próximos meses.

“A partir daí, outras medidas que estão sendo tomadas pelo Governo Federal, como, realização de concursos, compras de novos equipamentos e investimentos na parte de automatização, devem impactar a longo prazo no nosso negócio”, disse.

Lembrando que o trabalho extra deve agilizar a fila, mas não significa que quem entrar agora com o pedido terá o caso analisado mais rápido. O objetivo é analisar os casos que já estão na fila de espera há mais tempo, inclusive passando da previsão legal para análise, que é de 45 dias.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *