• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

IFSULDEMINAS Campus Muzambinho na rota do turismo

Redação3 de agosto de 20236min0
Na última terça-feira, 18 de julho de 2023, representantes da gestão do Campus Muzambinho recepcionaram membros do Sebrae, da F&A Consultoria e Educação; e da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Muzambinho (SELCT)

O encontro teve o objetivo de apresentar a estrutura física da escola septuagenária e refletir sobre o potencial do campus para integrar o mapeamento de atrativos turísticos da cidade e região.

De acordo com a SELCT, discussões têm sido feitas sobre a relevância do turismo para a cidade de Muzambinho, bem como a escuta da população sobre os atrativos turísticos existentes e a identificação de oportunidades de desenvolvimento. O objetivo é criar um turismo inclusivo e sustentável, que beneficie a comunidade local, gere renda, oportunidades de emprego e, ao mesmo tempo, valorize a história e a identidade de Muzambinho.

Para a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional, essa visita é um dos frutos das discussões que foram iniciadas em 2021, por meio do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro. Desde aquele ano, três edições do fórum foram realizadas e cada agente participante tem buscado compreender, articular e desenvolver ações que visem o desenvolvimento da cidade e região tendo o turismo como uma das ferramentas.

O Campus Muzambinho tem ofertado cursos de capacitação rápida voltados para o turismo, fomentado projetos de pesquisa e extensão sobre turismo de experiência e de conhecimento, bem como adaptado estruturas físicas que possam acolher visitantes em momentos guiados ou espontâneos.

Saiba mais sobre os fóruns de desenvolvimento local, integrado e sustentável para o futuro.

1° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro
Em dezembro de 2021 foi realizado o 1° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro. O objetivo do evento foi reunir representantes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, da Prefeitura e do GAM – Grupo Amigos de Muzambinho para uma série de atividades que contribuam com o desenvolvimento do setor de turismo do município e da região e para iniciar uma discussão sobre o futuro que queremos que nossa cidade e instituição trilhem.

2° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro

O 2º Fórum ocorreu em 23 de junho de 2022, na Câmara Municipal de Muzambinho, teve a presença de cerca de 60 participantes, e contou com a colaboração do Movimento Muzambinho Turismo Criativo e com o apoio da Câmara Municipal de Muzambinho, Grupo Montanhas do Sudoeste/Programa Líder, Sebrae Minas – Regional São Sebastião do Paraíso, Associação Comercial e Empresarial de Muzambinho, Prefeitura Municipal de Muzambinho, Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Muzambinho, Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas e Artesão Visual.

Esse segundo encontro buscou fomentar a mobilização social, bem como trabalhar a integração, coesão e identidade entre os participantes: membros do setor público, setor de ensino, setor empresarial (comércio, indústria e serviço) e sociedade civil em prol do desenvolvimento tendo o turismo como uma das ferramentas. Nesse sentido, a fala inicial proferida por Luís Francisco Rodrigues, integrante do Grupo Líder Montanhas do Sudoeste e membro conselheiro do movimento Muzambinho Turismo Criativo, abordou algumas ferramentas, papéis e diretrizes metodológicas para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. Na sequência, o professor Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral, apresentou uma visão geral do Campus Muzambinho como um dos agentes, no contexto de uma rede de apoio mais ampliada, capaz de apoiar o desenvolvimento local por meio de capacitação, conteúdo e criação de oportunidades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação.

3° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro

E no dia 18 de agosto de 2022, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho sediou a 3ª edição do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro. Essa edição abordou a temática “Turismo como ferramenta de desenvolvimento”, proferida por especialista do SEBRAE. Vinícius Policarpo Quintão – Especialista em Turismo e Logística do SEBRAE Minas – abriu a noite com uma palestra acerca do turismo como ferramenta de desenvolvimento, e o cronograma teve prosseguimento com a fala de autoridades e parceiros, culminando na assinatura de um pacto em prol do desenvolvimento do turismo em nosso município.

Texto: ASCOM com informações da Diretoria de Desenvolvimento Educacional
Fotos: SELCT

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *