• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Covid-19: infectologista diz que nova subvariante é muito desconhecida

Redação17 de agosto de 20233min0
coronavirus-ainda-deixa-o-mundo-em-alerta--af9974bf-00f0-4678-a41f-0a0fafe68c6d.medium
Médico fala sobre a subvariante chamada de 'BA.6

O infectologista Estevão Urbano destaca que a subvariante chamada de ‘BA.6’ é muito contagiosa e também bastante desconhecida. A nova variante do coronavírus preocupa cientistas na Inglaterra a ponto de eles recomendarem a volta do uso de máscaras. O temor é o surgimento de uma nova onda de Covid-19.

A nova subcepa foi identificada na Dinamarca e em Israel, e tem nível espantoso e alarmante de mutação, segundo cientistas.

“Essa subvariante é muito desconhecida e a gente precisa ter mais dados. A princípio, temos que prestar atenção por ela ser muito contagiosa e poder causar novo surto. Só não sabemos a intensidade da doença: se é mais leve, sem preocupações mais importantes, ou se vai aumentar e impactar em internações e óbitos”, diz o infectologista, que integrou o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte.

Estevão Urbano ainda ressalta: “Não sabemos também a efetividade das vacinas sobre ela, mas é possível que tenha, pelo menos, uma efetividade parcial”, destaca.

O médico ainda considera importante o uso de máscara nos países que já identificaram a nova variante. “Em breve, a gente deve ter mais informações. Enquanto isso, a indicação de máscara é interessante, principalmente naqueles países que ela já foi identificada”, disse.

Casos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, na última sexta-feira (11), que os casos de Covid-19 detectados em todo o mundo aumentaram 80% em julho, embora a mortalidade tenha reduzido 57%.

Os números coincidem com um aumento perceptível da circulação de novas variantes do vírus em países como Estados Unidos, Reino Unido e França, em pleno verão no hemisfério norte.

Entre 10 de julho e 6 de agosto foram reportados cerca de 1,5 milhão de casos, um aumento de 80% em relação aos 28 dias anteriores, relatou o informe semanal da OMS. O número de mortos caiu 57% e ficou em 2.500.

A OMS alertou que estes números não refletem a situação real, já que os testes de diagnóstico e o monitoramento da pandemia despencaram.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *