• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Minas tem tempo seco e onda de calor com temperaturas de 40°C

Redação24 de agosto de 20232min0
calor-sol-49572837
A maior temperatura máxima no estado de Minas Gerais, até o dia 23 de agosto, foi em Itaobim com 39,3ºC no dia 01/04/2023.

A previsão do tempo para esta quinta-feira (24) em Minas Gerais é de sol forte, calor e baixos índices de umidade relativa do ar em todo o estado, por causa da atuação de uma extensa massa de ar seco e quente continental, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O tempo seco e quente deve persistir pelo menos até a próxima sexta-feira, com as temperaturas podendo chegar aos 40°C em localidades do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte, Zona da Mata e Jequitinhonha entre 5ª e 6ª feira.

El Niño

Segundo os especialistas, o clima atípico do mês de agosto se deve a uma grande massa de ar quente e seco que se encontra sobre o Brasil. Essa massa, que eleva a temperatura, é formada por uma combinação do fenômeno meteorológico El Niño e do aquecimento global resultante das atividades humanas.

O Brasil não é um caso isolado. Os países do Cone Sul têm registrado recordes de calor em pleno inverno austral. As ondas de calor podem se tornar um fenômeno permanente no mundo devido às mudanças climáticas, alertou um especialista da ONU nessa quarta-feira (23).

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *